Escola casa verde e suas práticas pedagógicas

Autores

  • João Henrique Suanno
  • Oscar Ferreira Mendes Neto

Resumo

O presente trabalho apresenta análises de práticas pedagógicas desenvolvidas pela Escola
Casa Verde – Aprendendo com os Pássaros, que atende crianças na Educação Infantil e nos anos iniciais
do Ensino Fundamental. A instituição de ensino parte da teoria socioconstrutivista de Vygotsky, por
meio de ações/situações que permitam desenvolver a interação entre o sujeito e meio sócio-históricocultural do qual ele faz parte, proporcionando o desenvolvimento do sujeito cognoscente. Tais práticas
pedagógicas dialogam com a teoria da transdisciplinaridade e com a teoria da complexidade, em que o
conhecimento se apresenta como fruto das relações entre o sujeito e seus pares, entre o sujeito e a
sociedade e entre o sujeito e a natureza, por meio do princípio da auto-hetero-ecoformação. Para tal, fezse necessário lançar mão de aportes teóricos que abordassem sobre a teoria socioconstrutivista de
Vygotsky e sobre as teorias da complexidade e da transdisciplinaridade (SANTOS, 2009; NICOLESCU,
1999; SUANNO, 2013; MORAES, 2014; SUANNO, 2010), além do princípio da auto-heteroecoformação (FREIRE; LEFFA, 2013). O Projeto Político-Pedagógico da instituição de ensino serviu
como base para identificar o perfil da escola e os eixos norteadores das práticas pedagógicas
desenvolvidas pela Escola Casa Verde. Uma entrevista semi-estruturada foi aplicada com os
idealizadores e diretores da instituição Escola Casa Verde, compondo o material de pesquisa em que
seus resultados serviram para compor tal estudo. As práticas pedagógicas desenvolvidas pela Escola
Casa Verde por meio das interações entre as crianças, em que o par mais experiente contribui para a
formação dos demais envolvidos através de práticas colaborativas, em interação com seus pares e com
meio ambiente, produzidas a partir das interrelações entre os saberes científicos e culturais são
resultados dessa sistematização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-23