O currículo e a construção de conhecimentos profissionais mediada por recursos digitais na formação inicial do professor de Química

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7187

Resumo

Para a atuação profissional, os professores apropriam-se de determinadas ferramentas pedagógicas e constroem diferentes compreensões sobre as diretrizes curriculares que contribuem para moldar particularmente suas formas de ação em sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os modos de interação de professores em formação com as ferramentas páginas de Internet, buscando evidências da constituição de conhecimentos docentes mediados pela tecnologia digital na interface entre conteúdos conceituais e a proposta curricular da disciplina de Química para o ensino médio. Suportados metodologicamente por uma investigação do tipo intervenção pedagógica, os resultados encontrados permitiram relacionar modos de apropriação das diretrizes curriculares e da tecnologia digital com as oportunidades e condicionantes produzidas ao processo de planejamento do ensino pelos licenciandos. A experiência interventiva realizada revelou-se favorável ao desenvolvimento de aspectos relacionados ao conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo (TPACK) dos licenciandos, ainda que dificuldades latentes para a compreensão e fluência no trabalho pedagógico com a proposta curricular oficial de Química tenham sido identificadas. Tais aspectos podem ser compreendidos como relevantes entraves à meta-aprendizagem da tecnologia enquanto recurso apto ao processo de ensino e aprendizagem de ciências em geral e Química em particular. Assim, ressalta-se as contribuições de momentos guiados de interação e reflexão crítica dos licenciandos com propostas curriculares mediadas com tecnologias digitais para a constituição do TPACK dos professores em formação. Por fim, reforça-se a necessidade de uma reflexão mais profunda e compromissada com a (re)definição do papel da formação inicial e continuada dos professores no que diz respeito aos significados atribuídos pelos sujeitos e a importância institucional conferida às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na mediação pedagógica em prol de uma melhor experiência formativa dos estudantes.

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Publicado

2023-08-20