Formação inicial no contexto pandêmico: uma experiência com narração de histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7135

Resumo

Os dados mais pontuais, específicos sobre a alfabetização, neste momento pandêmico, revelam números alarmantes da falta de acesso a esse direito nos anos iniciais do ensino fundamental. É nesse contexto que surge a preocupação sobre a situação da formação dos futuros professores, que também tiveram aulas de forma remota. O presente texto tem por finalidade apontar questões relacionadas à alfabetização, mas especificamente, no desenvolvimento da disciplina de Metodologia da Alfabetização no curso de Pedagogia de uma instituição pública, durante o contexto de pandemia da covid 19, no ano de 2021. O artigo ressalta os desafios presentes, mas destaca a relevância da formação inicial que, mesmo com toda adversidade, possibilitou reflexões sobre a relação entre a metodologia e as vivências das experiências formativas em alfabetização, em meio ao contexto da pandemia mundial, com destaque à narração oral de histórias, comumente conhecida como contação de histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson e em Letras pela FECLI, atualmente Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação Em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014), Mestre em Educação pelo mesmo Programa ( 2006) e Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2018). Possui especialização em Educação Infantil (UTP) e Supervisão, Orientação e Gestão Educacional (UNICENTRO). Professora da rede municipal de ensino de Irati, de 1989 a 2018, com experiência nos anos iniciais e na coordenação pedagógica. Secretária de Educação do Município de Irati (2013-2016). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR- Campus de União da Vitória e Coordenadora do Curso de Pedagogia. Contadora de histórias. Integrante do Grupo de Pesquisa HISTEDBR - Campos Gerais; do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa - GEPPRAX( UNESPAR/UV).

Andréia Bulaty, Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória

Pós- Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2021); Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014), Especialização em Educação Infantil na Universidade Estadual do Centro Oeste (2012), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2010) e graduanda em Artes Visuais (2022- 2025) . Integrante dos grupos de pesquisa: Práxis educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógica (UNICENTRO), Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa - GEPPRAX (UNESPAR) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura/ GEPAVEC (UEPG). Atualmente professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/UV). Trabalhou na área da educação: na função de Tutora da Pedagogia à Distância na Universidade Estadual do Centro Oeste(2011- 2014); Na Coordenação do Curso de Formação de Docentes no Colégio Estadual Dr Chafic Cury (2014-2015), de professora Pesquisadora da UEPG- na modalidade de Educação a distância (2015) e atuou de docente na União Latino- Americana de Tecnologia de Arapoti/ PR (2015). Atua principalmente nos seguintes temas: Pedagogia Freinetiana, Infancia Faxinalense, Ensino de Matemática na Pedagogia, Formação Docente, Educação a Distancia, Políticas Educacionais, Currículo e Ensino de Arte na Pedagogia.

Kelen dos Santos Junges, Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória-PR (FAFIUV, 1999 - hoje, Unespar), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (UEPG, 2005) e é Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2013). Bolsista Capes no Programa Intercalar de Doutoramento da Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (IEUL, 2011). Atualmente é Professora Associada do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (Unespar/UV); Vice-Diretora Geral da Unespar/UV; membro do grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais na Formação de Professores (PEFOP) da PUCPR e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX) da Unespar/UV; Coordenadora de Área do PIBID, subprojeto do Curso de Pedagogia da Unespar/UV; membro do GT do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Conhecimento em Ensino e Docência - PPGCED, da Unespar/UV. Tem experiência na Educação Básica, Educação Superior, Formação de Professores e Gestão Escolar, pesquisando principalmente os seguintes temas: ensino, prática pedagógica e formação de professores.

Downloads

Publicado

2023-08-20