O ensino da temática “controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti” a partir de um texto de divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7063

Resumo

Considerando a necessidade de se trabalhar a temática “controle da proliferação de mosquitos transmissores de doenças” em sala de aula, a fim de que os alunos se tornem multiplicadores de conhecimentos científicos, objetivou-se, nesta pesquisa-ação, verificar a eficácia da contribuição de textos de divulgação científica para o ensino do tema com três turmas da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública, abrangendo um total de 90 participantes. O estudo se desenvolveu em três fases: a) leitura de um texto de divulgação científica; b) resolução de um questionário que tinha o objetivo de ajudar o aluno a aplicar o pensamento crítico na leitura de textos científicos); e c) análise qualitativa das respostas do questionário e discussão de aspectos relacionados à compreensão do texto, relação com os conhecimentos prévios do aluno, julgamento de dados, hipóteses, análise de aspectos ligados às concepções que os alunos têm sobre Ciência e Tecnologia e o papel que estas exercem na sociedade. Os resultados apontam para a confiança dos estudantes nos órgãos públicos de fiscalização e controle de pesquisas científicas, principalmente pela visão reducionista e linear que possuem da Ciência e da Tecnologia. Com isso, apresentamos a perspectiva de que, a longo prazo, o professor deva buscar recursos para que o aluno aprenda a pensar sobre o que lê, levando-se em consideração, a importância da leitura de textos de divulgação científica como forma de trazer discussões importantes sobre Ciência e Tecnologia para a sala de aula.

Palavras-chave: Arboviroses; Conhecimento Científico; Ciências na Escola; Concepção discente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Freire de Azevedo Santiago, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado em Ensino de Ciências e matemática pela UFRN. 

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialização em Microbiologia (UFRN), Mestrado em Bioecologia Aquática( UFRN) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/SP. 

Natanael Charles Da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UECE); Mestrado profissional em Ensino de Biologia (UFPA); Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN). 

Downloads

Publicado

2023-08-20