Potencial pedagógico de estratégia de ensino sobre resíduos de serviços de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.6932

Resumo

O estudo tem como objetivo descrever uma estratégia didática implementada nas disciplinas de Saúde Ambiental dos cursos de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. A estratégia vem sendo implementada desde o ano de 2010 no ensino sobre Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, mediante a utilização da sistemática de Rotação por Estações de Aprendizagem, levando em conta as potencialidades e limitações no campo da educação em saúde. As estações de aprendizagem foram delineadas à luz das Resolução da Diretoria Colegiada n° 222/2018. O laboratório foi organizado em oito estações de aprendizagem para turmas de até 50 alunos. As atividades são iniciadas com pequenos grupos em cada estação que rotacionam até finalizar a transição por todas as estações, com tempo de 20 minutos em cada uma, totalizando 180 minutos. Desde o início da implementação da estratégia, participaram da atividade aproximadamente 770 alunos e 35 monitores (funcionários técnicos de laboratório e estudantes de pós-graduação). A implementação dessa estratégia contribui para o ensino/aprendizagem de uma temática carregada de apontamentos técnicos e legais como é o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. O delineamento cuidadoso das estações desvela potencialidades no desenvolvimento de saberes técnico-científicos (factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais) aplicados na prática de manejo de Resíduos de Serviços de Saúde. Espera-se que a experiência compartilhada da implementação dessa estratégia de ensino sobre Resíduos de Serviços de Saúde possa inspirar outros exercícios ativos de ensino-aprendizagem que promovam a almejada autonomia dos estudantes e docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Muñoz, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP)

Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), Doutora em Enfermagem em Saúde Pública e Pós-doutorado pela USP

Bárbara Rodrigues, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP)

Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)

Danilo Santos, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP/USP)

Doutor em Química Analítica pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista - IQ/UNESP. Servidor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP/USP).

Cátia Salomão, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Mestre pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), Enfermeira da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Brisa Fregonesi, SENAC

Mestre e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Daniela Sudan, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Educadora da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2023-08-20