INTERDISCIPLINARIDADE: TEORIA E PRÁTICA ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

Autores

  • Bruno Tobias Martins Universidade de Pernambuco - CMN
  • Eliane Maria da Silva Universidade de Pernambuco - CMN
  • Isabel Cristina Barros de Santana Universidade de Pernambuco - CMN

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.599

Palavras-chave:

PIBID, Prática interdisciplinar, Educação

Resumo

Este artigo, além de uma pesquisa realizada pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte, traz à luz discussões acera da interdisciplinaridade e do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência) e como ambos são realizados nas escolas envolvidas, neste caso abordaremos em especifico três escolas do municí­pio de Nazaré da Mata. Este trabalho apresenta, algumas teorias sobre a prática interdisciplinar na visão de autores como Fazenda, Pombo, Jantsch. O artigo, também, traz relatos das práticas interdisciplinares dos bolsistas autores nas escolas EREM Don Vieira, Professor Chaves e Escola Dom Carlos Coelho. Nesta pesquisa os procedimentos metodológicos utilizados foi uma abordagem qualitativa, a fim de estudar o objeto em foco. Portanto, a experiência interdisciplinar nas práticas educativas das escolas campo enfrenta vários obstáculos, a saber: a ignorância do que é ser, de fato a prática interdisciplinar, a falta de tempo disponí­vel no horário das escolas para os projetos interdisciplinares e a falta de ousadia e determinação dos bolsistas envolvidos.

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Biografia do Autor

Bruno Tobias Martins, Universidade de Pernambuco - CMN

Geografia, Geociências e Educação.

Eliane Maria da Silva, Universidade de Pernambuco - CMN

Geografia e Eduacação.

Isabel Cristina Barros de Santana, Universidade de Pernambuco - CMN

Geografia e Eduacação.

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Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Documentos