Jogos Educacionais Digitais para Aprendizagem de Matemática Básica na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Rafael José Alves do Rego Barros IFPB
  • Daniel Lisboa de Menezes IFPE

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa de mestrado do programa de pós-graduação em educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologias da Paraí­ba (IFPB), da linha de pesquisa de práticas educativas, cujo objetivo é analisar um modelo de ensino e aprendizagem baseado em um jogo educacional digital desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, denominado "Mundo de João" , como recurso metodológico para aprendizagem de matemática básica na educação profissional e tecnológica, no intuito de melhorar o engajamento e a motivação dos estudantes egressos do Ensino Fundamental no ensino-aprendizagem da matemática básica. Este recorte apresenta o aporte teórico que fundamenta a utilização dos jogos em ambientes educacionais, apresentando os dados que demonstram sua aplicabilidade e eficiência nas turmas iniciais dos cursos de computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias de Pernambuco (IFPE). Os resultados apontam para a capacidade do uso de jogos em imergir estudantes em uma aprendizagem significativa, em dialogar com a cultura do jovem atual, favorecendo seu envolvimento com as atividades propostas, e revelam uma avaliação satisfatória pela maioria dos estudantes na utilização da prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUSARELLO, R.I. et al. Gamificação na Educação. In: FADEL, L ORG, et al. (Org) Educação Gamificada: Conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p. 11-37.

DIANA, J.B. et al. Gamification e Teoria do Flow. In: FADEL, L ORG, et al. (Org) Educação Gamificada: Conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p. 38-73.

GEE, J P.. Bons video games e boa aprendizagem. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 167-178, jan. 2009. ISSN 2175-795X. Disponí­vel em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2009v27n1p167>. Acesso em: 01 Janeiro 2020. doi:https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p167.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. Traduzido por João Paulo Monteiro. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

MENEZES, D, L. Modelagem de um Jogo Educacional Digital para o Ensino e Aprendizagem de Matemática Básica na Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação de Mestrado, ProfEPT, João Pessoa, 2020.

TAVARES, R; JOGOS DIGITAIS. Org. LUCENA, S; Cultura Digital e Jogos Eletrônicos. Salvador: Edufba. 2014.

ZICHERMANN, G; CUNNINGHAM, C. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Sebastopol, CA: O"™Reilly Media, Inc. 2011.

Downloads

Publicado

2022-04-19