"Obstáculos Filosóficos" na Ética do Ensino das Ciências e dos Estudos do Imaginário em Bachelard

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da atualidade do pensamento bachelardiano no Brasil no processo de ensino e aprendizagem por meio do estudo na í­ntegra de sua obra na lí­ngua francesa e do resgate de textos ainda não traduzidos. Relatamos assim a experiência de um grupo de estudos sobre essa filosofia, que surgiu a partir da ideia de aprender francês por meio da filosofia, e desse desdobramento, começar a traduzir pequenos textos de modo a trazer para o público acadêmico novas referências crí­ticas para estudos aprofundados sobre Gaston Bachelard após 60 anos de sua morte. Assim, é possí­vel enfatizar o caráter aberto da filosofia da imaginação bachelardiana por meio da linguagem do filósofo na transcrição de palestras radiofônicas chamadas de Causeries, tanto as publicadas como outras que ainda estavam em formato de áudio. Indo além desse objeto, podemos caracterizar na própria filosofia bachelardiana os problemas dos obstáculos epistemológicos, filosóficos e pedagógicos que perpassaram nossa própria experiência conceitual e de como tal processo gerou uma superação transformada em publicações de artigos que dialogam num pluralismo coerente acerca da filosofia bachelardiana na transição da graduação para a pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Kafure da Rocha, IFSertãoPE

Doutorado em Filosofia pela UFRN, Docente Permanente do PPG PROF-EPT IF Sertão PE, Professor Permanente do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia (CMAF-UECE)

Referências

BACHELARD, Gaston. L'activité rationaliste de la physique contemporaine. Paris: PUF, 1965.

______. O materialismo racional. Tradução de João Gama. Ed. 70, Lisboa. 1990.

______. La formation de l'esprit scientifique. Paris: J. Vrin, 1993.

______. A poética do Espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

______. A poética do devaneio. Tradução Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

______. Causeries (1952-54), pref. di J.-L. Pouliquen, cura e trad. di V. Chiore, Il Melangolo, 2005.

______. Estudos. Trad. Estela Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

BACHELARD; FLOCON. Paysages, Éditions de l"™Aire, Lausanne, 1982.

CARVALHO, Marcelo. Uma vida em obra. In: BULCíO; CARVALHO; MARCONDES CESAR; CAMPELLO. A poética de Gaston Bachelard – Mergulho na imaginação. Rio de Janeiro: Multifoco, 2021.

DAGOGNET, François. Bachelard. Tradução de Alberto Campos. Lisboa: Edições 70, 1980.

FONSECA, Pedro; SANTOS, Eder. A psicoterapia na abordagem fenomenológica-existencialista: a fenomenologia da imagem e da imaginação em Gaston Bachelard. Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação em Transdisciplinaridade Online. V. 1 N. 2, 2021.

KAFURE, G. Bachelard et le matérialisme : conséquences ontologiques sur le matérialisme, l"™énergie et les éléments. BACHELARD STUDIES - ÉTUDES BACHELARDIENNES - STUDI BACHELARDIANI, n. 1, p. 153-166, 19 Sep. 2021.

POULIQUEN, Jean Luc. Gaston Bachelard ou le rêve des origines. Paris : L"™Harmattan, 2007.

LECOURT, Dominique. Le jour et la nuit (un essai du materialisme dialectique). Paris: Bernard Grasset, 1974.

MACHADO, Fernando. Bachelard, o Pensamento e a vida. Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação em Transdisciplinaridade Online. V. 1 N. 2, 2021.

MACHADO, William . G., & ROCHA, Gabriel . K. da. Pedagogia do acolhimento: Reflexões sobre a poética do espaço em Bachelard. Horizontes, v. 39, n. 1. 2021. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1229

PINHO, Ronald. Uma topologia dos espaços Cristalinos. Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação em Transdisciplinaridade Online. V. 1 N. 2, 2021.

ROCHA, Gabriel. Bachelard: Estudo Crí­tico das Causeries ou Lições de Filosofia. 1. ed. Recife: KDP - Independently Published, 2019a. v. 1. 159p .

______. Bachelard, um livro vivo (Homenagem aos 135 anos de nascimento do filósofo). 1. ed. Goiânia: Editora Phillos, 2019b. v. 1. 385p. Disponí­vel em:https://sertaofilosofico.wordpress.com/2018/04/19/publicacoes-do-grupo/

______. Metaontologia dos espaços: Uma aproximação geopoética por Bachelard ao encontro de Heidegger. Tese de Doutorado do PPGFIL UFRN: Natal, 2020. Disponí­vel em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29034

VADÉE, Michel. Gaston Bachelard ou le nouvel idealisme épistémologique. Paris: Editions sociales, 1975.

WUNENBURGER, Jean-Jacques. Gaston Bachelard: poetique des images mimesis, l'oeil et l'esprit, Paris, 2012.

Downloads

Publicado

2022-04-20