Análise textual de artigos nacionais de Educação Emocional e suas potencialidades em relação ao indicador de Felicidade Interna Bruta-FIB
Resumo
Este artigo apresenta uma análise textual de trabalhos acadêmicos encaminhados ao Congresso Nacional de Educação (CONEDU) no eixo Educação Emocional e relaciona as categorias propostas pelo indicador de felicidade interna bruta (FIB). Os objetivos foram identificar os conceitos mais utilizados nos artigos encaminhados ao grupo de trabalho denominado Educação Emocional, analisar as classes de palavras presentes nos artigos e elencar as categorias do FIB que desenvolvem em maior potencial, para verificar a influência de atividades curriculares que desenvolvem as emoções para a vida em sociedade. Através do método de Classificação de Reinert do software IRAMUTEQ separamos as palavras utilizadas nos artigos encaminhados ao evento em quatro classes textuais e as classificamos de acordo com as categorias da FIB, não no intuito de medir, mas de elencar relação entre os conceitos emocionais abordados na educação brasileira e indicador que determina a felicidade de uma sociedade, potencializando práticas de educação emocional.
Palavras-chave: Currículo, Inteligência Emocional, Iramuteq.
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