Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Ciências: uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.315-332

Palavras-chave:

Avaliação no Ensino, Currí­culo, Estudo de Revisão

Resumo

A avaliação da aprendizagem vem sofrendo algumas mudanças ao longo da história, no entanto, ainda precisa superar a forma tradicional, tida como primordial nos espaços escolares. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, analisamos as pesquisas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações usando os descritores: "avaliação, aprendizagem, ciências e escola" , sem delimitação de perí­odo, tendo por objetivo compreender como as perspectivas de avaliação da aprendizagem se apresentam no contexto escolar do Ensino de Ciências. Foram encontradas 19 pesquisas, no entanto, nove foram analisadas com base nas duas perspectivas avaliativas de Autor 1 (2015), a saber: avaliação classificatória da reprodução e avaliação emergente da recriação. Porém, as 19 pesquisas foram organizadas em grupos de: avaliação da formação de professores, avaliação externa, avaliação institucional e avaliação da aprendizagem. Portanto, das nove pesquisas do grupo da avaliação da aprendizagem foi possí­vel selecionar excertos para discutir ambas as perspectivas, de forma crí­tica e reflexiva em atenção ao contexto escolar. Em vista disso, urge avançarmos na discussão referente a avaliação acontecer no processo de ensino, diferentemente da confusão que existe entre a avaliação e um instrumento tido como sinônimos. Cabe ampliarmos nosso entendimento sobre a avaliação no processo, uso de diferentes instrumentos, bem como o registro para assim entendermos que avaliar é preciso para ensinar e aprender melhor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Weiss Krüger, Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC). Pós-Graduação em Supervisão e Orientação Escolar. Graduação em Ciências Biológicas. Coordenadora Pedagógica Colégio Concórdia, Santa Rosa, RS. E-mail: elianewk05@gmail.com.

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS0

Doutora e Mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí­. Professora Adjunta do Curso de Quí­mica Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), Professora e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) e Coordenadora Geral da Revista Insignare Scientia (RIS) da UFFS. E-mail: rosangela.uhmann@uffs.edu.br

Referências

ANDRES, J. P.; GÜLLICH, R. I. C. Aula com pesquisa na formação e docência de professores de ciências. Ciências Em Foco, Campinas, SP, v.8, n.1, p 13, 2020.

AUTOR 1 (2015).

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

COSTA, P. C. F. Os patamares de adesão das escolas í educação sexual. 2012. 305 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

DEL CARLO, S. Conceitos de fí­sica na educação básica e na academia: aproximações e distanciamentos. 2007. 106 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

DEVANIR, A. Um olhar sobre o ensino de Lí­ngua Portuguesa em turmas do terceiro perí­odo do ciclo II, em escolas da rede municipal de ensino de Goiânia. 2004. 173f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.

FERNANDES, S. R. Concepções e práticas de avaliação vigentes em escolas públicas: a influência das polí­ticas educacionais no trabalho dos professores. 2015. 116f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.

GOMES, S. R. A dificuldade de aprendizagem no contexto da inclusão escolar. 2012. 136f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2012.

GÜLLICH, R. I. C. Investigação-Formação-Ação em Ciências: um Caminho para Reconstruir a Relação entre Livro Didático, o Professor e o Ensino. Curitiba: Prismas, 2013.

HANUM, V. Implantação do Programa de Aceleração da Aprendizagem em Rio Verde (GO): uma análise pedagógica. 2010. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.

HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola í universidade. 32ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

JORDíO, R. S. Tutoria e pesquisa-ação no estágio supervisionado: contribuições para a formação de professores de biologia. 2005. 351 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

LAMY, B.; JACQUES, B. P.; GALIETA, T. Funções da avaliação da aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 166-184, 2019. Disponí­vel em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10851>

LEITE, C. Formação do professor de Ciências em Astronomia: uma proposta com enfoque na espacialidade. 2006. 274 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

LIMA, R. C. Educação Tecnológica no Brasil Contemporâneo: problematizando a aprendizagem das competências curriculares no campo da tecnologia da informação. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2012.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACHADO, J. C. E. Indicadores de aprendizagem da morfodinâmica: contribuição para o ensino da geomorfologia na Educação Básica (sexto ao nono ano). 2019. 282 f. Tese (Doutorado em Educação Cientí­fica Matemática e Tecnológica) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

MARTIN, D. T. Práticas de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das metodologias na perspectiva histórico-cultural. 2005. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência í regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

PINAFO, J. O que os jovens têm a dizer sobre ciência e tecnologia? Opiniões, interesses e atitudes de estudantes em dois paí­ses: Brasil e Itália. 2016. 465 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

POLICARO, R. M. N. Projeto colaborativo de avaliação do desempenho escolar: contribuições para a formação de professores da educação básica. 2015. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

ROSA, V. M. G. A aprendizagem da equação do 2º grau uma análise da utilização da teoria do ensino desenvolvimental. 2009. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2009.

SILVA, T. T. Documentos de Identidade: Uma Introdução í s Teorias de Currí­culo. 3ªed. Belo Horizonte: Editora Autêntica. 2010.

SIQUEIRA, M. R. P. Professores de fí­sica em contexto de inovação curricular: saberes docentes e superação de obstáculos didáticos no ensino de fí­sica moderna e contemporânea.2012. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SOUSA, R. M. O. O exame nacional do ensino médio e a relação com o que é ensinado na escola - o que dizem professores e estudantes. Orientadora: Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.

SOUZA, D. D. D. Sobre a mediação de um material instrucional na aprendizagem de estudantes em aulas de Quí­mica - gêneros do discurso e argumento. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

SOUZA, J. E. J. Direito social í educação escolar obrigatória os limites da (não?) efetividade. Orientador: José Maria Baldino. 2011. 238 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.

VIEIRA, J. A. Análise de uma aula de biologia com base nas interações discursivas. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

ZWIRTES, P.; MARTINS, M. L. A BNCC em evidência: Aproximações do currí­culo com a proposta de Tyler e a Pedagogia das Competências. Ensino & Pesquisa, v. 18, n. 3, p. 35-52, 2020. Disponí­vel em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/3270>

Downloads

Publicado

2021-12-22