Psicomotricidade na Educação Infantil e a Arte da Dobradura: base para o desenvolvimento da coordenação motora

Autores

  • Caroline Elizabel Blaszko Unespar, campus de União da Vitória
  • Nájela Tavares Ujiie Unespar, campus de Paranavaí­

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.63-79

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação Infantil. Psicomotricidade. Dobradura. Coordenação motora.

Resumo

Este artigo sintetiza uma discussão teórico-prática, no que tange a psicomotricidade e seu desenvolvimento na educação infantil a partir da dobradura. Prima por expor os pontos de contato entre a psicomotricidade e a educação infantil, em especial como base no eixo de conhecimento de mundo: movimento. Com este intuito a dobradura será a estratégia metodológica em tela para o desenvolvimento da coordenação motora (fina e óculo-manual), junto à prática educativa na primeira infância. Ao mesmo tempo em que explicita reflexões fecundas acerca da experiência pedagógica com uma oficina de dobradura, formativa e educativa, no âmbito da formação inicial de professores em Pedagogia. O exposto delineia-se pela articulação entre teoria e prática, estudos efetivados e experiência em sala de aula, tanto na primeira etapa da educação básica quanto no ensino superior. Assim, almeja-se com este debate e disseminação que a práxis educativa lúdica e psicomotriz pautada na dobradura tome corpus e se dilate a outras realidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Elizabel Blaszko, Unespar, campus de União da Vitória

Pedagoga. Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Clí­nica e Insti­tucional. Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia. Doutora em Educação. Docente colaboradora do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE).

Nájela Tavares Ujiie, Unespar, campus de Paranavaí­

Pedagoga. Psicopedagoga Clí­nica e Institucional. Mestre em Educação. Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia. Docente do Colegiado de Pedagogia da UNESPAR/Campus de Paranavaí­. Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE).

Referências

ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. 4 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2008.

ASCHENBACH, Maria Helena Costa Valente; FAZENDA, Ivani; ELIAS, Marisa. (Org.). A arte-magia das dobraduras: histórias e atividades pedagógicas com origami. São Paulo: Spicione, 1997.

BLASZKO, Caroline Elizabel. BLANCHET, Ana Claudia. PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Psicomotricidade na educação infantil: a práxis educativa aliada a ludicidade. In.: UJIIE, Nájela Tavares; PIETROBON, Sandra Regina Gardacho. Práxis educativa e infância: intersecções para a formação integral da criança. Curitiba: CRV, 2017, p. 233 -246.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasí­lia: MEC/SEF, volume 3, 1998.

DRUMOND, Regina C. A Arte do Origami, Dobrando e Desdobrando Talentos. s/d. Disponí­vel em: http://www.ferrazorigami.com.br/?q=node/11. Acesso em: 01/05/2017.

GÊNOVA, Antônio Carlos. Origami Escolar: Dobraduras e Invenções. São Paulo: Rideel, 1998.

LE BOULCH, J. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor do nascimento até 6 anos. Porto Alegre: Artmed, 1986.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludopedagogia: educação e ludicidade. Salvador: UFBA, 2000.

MARINHO, Hermí­nia Regina Bugeste; MATOS JR; Moacir ívila de; SALLES FILHO, Nei Alberto; FINK, Silvia Christina Madrid. Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade. Curitiba-PR: InterSaberes, 2012.

OLIVEIRA, Gislene de Campos. Avaliação psicomotora í luz da psicologia e da psicopedagogia. 6 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Educação, Arte e Jogo. Petrópolis-RJ: Vozes, 2006.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE – SBP. Texto de apresentação da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade. Disponí­vel em:

. Acesso em: 05 de novembro de 2017.

TONI, Caroline Guisantes de Salvo. Algumas reflexões entre psicomotricidade e desenvolvimento infantil: contribuições í educação infantil. In: UJIIE, Nájela Tavares; PIETROBON, Sandra Regina Gardacho. Educação, infância e formação: vicissitudes e quefazeres. Curitiba-PR: CRV, 2014, p.137-150.

UJIIE, Nájela Tavares. Teoria e Metodologia do Ensino da Arte. Guarapuava-PR: Editora UNICENTRO, 2016. (Coleção Sala de Aula).

Downloads

Publicado

2020-04-09