Contribuições da metodologia da problematização para o desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade

Autores

  • Luciana Uchôa Barbosa Instituto Federal de Pernambuco - IFPE Campus Belo Jardim
  • Luciana Uchôa Barbosa Instituto Federal de Pernambuco - Campus Belo Jardim
  • Jaqueline Copetti Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.
  • Vanderlei Folmer Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.98-120

Palavras-chave:

Formação docente. Educação sexual. Arco de Maguerez.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar as possí­veis contribuições da metodologia da problematização com o arco de Maguerez no desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa docentes que atuavam no ensino fundamental II (6º ao 9º ano) de uma escola no interior de Pernambuco. A pesquisa foi realizada em três fases. Na primeira fase foi aplicado um questionário constituí­do por questões abertas. Posteriormente, foi realizado o desenvolvimento profissional docente tendo como temática a educação para a sexualidade. Essa atividade foi desenvolvida utilizando a metodologia da problematização com o arco de Maguerez. A última fase consistiu de outro questionário pós DPD, para identificar as possí­veis contribuições da metodologia da problematização para um novo fazer pedagógico abordando a educação para a sexualidade no contexto escolar. Os resultados apontaram que a utilização da metodologia da problematização com o arco é uma estratégia que possibilita inúmeras contribuições para a prática docente. Pois permite ao educador ser o protagonista na construção do seu próprio conhecimento. A metodologia também favorece a coletividade desde o levantamento de problemas até a construção de soluções para a transformação da realidade. Também foi possí­vel constatar que a MP com o arco de Maguerez, proporciona segurança e autonomia ao professor para a abordar o tema sexualidade em sala de aula. Revelou-se ainda ser eficaz na integração entre os familiares e a escola para discussão e reflexão acerca do tema em ambos os contextos. Diante do exposto, fica a proposta de utilizar a MP com o arco de Maguerez como estratégia para o desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade. Considerando que trata -se de um tema pertinente, sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas envolvendo os adultos de referência (pais, professores e profissionais de saúde).

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Biografia do Autor

Luciana Uchôa Barbosa, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE Campus Belo Jardim

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Olinda União de Escolas Superiores da FUNESO. Mestrado do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde - UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde - UFRGS. Especialização em Educação Profissional na área de Enfermagem e Especialização em Saúde Pública. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Belo Jardim.

Luciana Uchôa Barbosa, Instituto Federal de Pernambuco - Campus Belo Jardim

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde – UFRGS. Mestra do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde - UFRGS. Possui graduação em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Olinda União de Escolas Superiores da FUNESO. Especialização em Educação Profissional na área de Enfermagem e Especialização em Saúde Pública. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Belo Jardim. Tem experiência na área de Enfermagem e Educação, com ênfase em: Atenção Básica, Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Mulher; Saúde da Criança e Adolescente; Educação em Saúde; formação docente.

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Possui Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Ciência do Movimento Humano pela UFSM (2005), Mestrado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e Doutorado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde pela UFSM (2013). Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa, lotada no Campus Uruguaiana, atuando no Curso de Licenciatura em Educação Fí­sica e como Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde. Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores - GEPEF. Trabalha com as áreas de Educação Fí­sica escolar, Educação e Saúde, Formação de Professores e Ensino.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Paulista (2015), mestrado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquí­mica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Bioquí­mica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, Bioquí­mica de Produtos Naturais e Diabetes mellitus.

Referências

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Publicado

2020-04-16