Currí­culo para ensino de lí­nguas no Brasil: o foco no processo para além da sala de aula

Autores

  • Ana Paula Trevisani Universidade Estadual do Paraná
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.2.2741

Palavras-chave:

formação docente, lí­ngua inglesa, currí­culo processo

Resumo

Este artigo tem por objetivo revisitar e (re)discutir o foco no processo de ensino e aprendizagem e sua relação com a sala de aula, entre sujeitos sócio culturalmente constituí­dos por meio da lí­ngua. Ao adentrar o campo dos estudos curriculares, em particular da literatura que aproxima o conceito de currí­culo dos estudos culturais, ditos estudos curriculares de linha pós-crí­tica, pretendo argumentar que o processo de ensino e aprendizagem vai além da sala de aula. É pela via dos estudos curriculares pós-crí­ticos que pretendo sustentar que estruturas de planejamento em geral, classificadas como pedagógicas, nas escolas, nas licenciaturas, nos núcleos e hierarquias do sistema educacional, apesar de não enfocarem a sala de aula propriamente dita, e sobretudo se envolvem os docentes como condutores das ações, constituem parte integrante do currí­culo processo. Tal linha de argumentação permeia os alicerces de minha tese doutoral, em que proponho um olhar sobre o currí­culo processo que se volta a um contexto de planejamento educacional de formação de professores de inglês em momento dito de reestruturação curricular.

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Biografia do Autor

Ana Paula Trevisani, Universidade Estadual do Paraná

Colegiado de Letras Inglês

Ensino, aprendizagem e formação de professores de inglês

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

Colegiado de Lí­nguas Estrangeiras Modernas

Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem

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Publicado

2019-08-19