Os três momentos pedagógicos no ensino de fí­sica: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Danúbia Damiana Santos Bonfim Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGEN/UENP.
  • William Júnior do Nascimento Universidade Federal do Paraná – UFPR Campus Avançado em Jandaia do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.3.2173

Resumo

Este artigo visa investigar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, a adoção da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos no ensino de Fí­sica na Educação Básica. Para o delineamento da revisão, utilizou-se as bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação, em Ciência e Tecnologia - IBICT, e os periódicos nacionais da área de Ensino de estratos restritos (A1, A2 e B1) direcionados para o ensino de Ciências/Fí­sica. Os resultados apontam uma escassez de trabalhos desenvolvidos sobre a temática no perí­odo de 2007 a 2017, refletindo a necessidade de pesquisas que se apropriem dessa proposta, a fim de contribuir para a sua disseminação, pois em um cenário na qual o ensino de Fí­sica anseia por novas práticas metodológicas, os Três Momentos Pedagógicos apresentam-se como um caminho para mudanças no ensino e aprendizagem de Fí­sica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danúbia Damiana Santos Bonfim, Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGEN/UENP.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEN/UENP; Especialista em Gestão Educacional/CESUMAR; Especialista em Ensino da Fí­sica/FAFIBE; Licenciada em Matemática/UENP.

William Júnior do Nascimento, Universidade Federal do Paraná – UFPR Campus Avançado em Jandaia do Sul

Professor adjunto 1 e coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Paraná, Campus Avançado de Jandaia do Sul; Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná - PPGEN/UENP; Pós-Doutor/UFSCAR; Doutor em Fí­sica/UFSCAR; Mestre em Fí­sica/UEM; Graduado em Fí­sica/UEM.

Referências

ALBUQUERQUE, K. B.; SANTOS, P. J. S.; FERREIRA, G. K. Os Três Momentos Pedagógicos como metodologia para o ensino de Óptica no Ensino Médio: o que é necessário para enxergarmos? Caderno Brasileiro de Ensino de Fí­sica, Florianópolis, v. 32, n. 2, p. 461-482, mar. 2015.

ALBUQUERQUE, V. N. O caso Plutão e a natureza da ciência: uma proposta para alunos do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Fí­sica) - Ensino de Ciências (Fí­sica, Quí­mica e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

ALMEIDA, R. S; JÚNIOR, W. C; SILVA, E. S. Concepções de alunos da EJA sobre raios e fenômenos relacionados. Caderno Brasileiro de Ensino de Fí­sica, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 507-526, set. 2016.

AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, vol.1, nº especial, nov. 2007.

BONADIMAN, H; NONENMACHER, S. E. B. Ensino de Fí­sica: uma proposta metodológica. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, São Paulo 25-29 de novembro de 2003.

BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. V. 2. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasí­lia: 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana, 2016.

BULEGON, A. M.; TAROUCO, L.M. R. Contribuições dos objetos de aprendizagem para ensejar o desenvolvimento do pensamento crí­tico nos estudantes nas aulas de Fí­sica. Ciências & Educação, Bauru, v. 21, n. 3, p. 743-763, 2015.

CARAMELLO, G. W; ZANOTELLO, M.; PIRES, M. O. C. A perspectiva freireana na formação continuada de professores de fí­sica. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 51-72, nov. 2014.

CENTA, F. G; MUENCHEN, C. O Despertar para uma Cultura de Participação no Trabalho com um Tema Gerador. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.9, n.1, p.263-291, maio 2016.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Fí­sica. São Paulo: Cortez, 1991.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia no ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1994.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. e PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FERREIRA, F. P. A forma e os movimentos dos planetas do sistema solar: uma proposta para a formação do professor em astronomia. Dissertação (Mestrado em Ensino de Fí­sica) - Ensino de Ciências (Fí­sica, Quí­mica e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

FERREIRA, M. V.; PANIZ, C. M.; MUENCHEN, C. Os três momentos pedagógicos em consonância com a abordagem temática ou conceitual: uma reflexão a partir das pesquisas com olhar para o ensino de ciências da natureza. Ciência e Natura, v.38, n.1, p. 513-525, jan./abr., 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE. Pedagogia do oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GREF, Grupo de Reelaboração do Ensino de Fí­sica. Fí­sica 1: Mecânica. São Paulo: Edusp, 2006.

KITCHENHAM, B. A. Procedures for Performing Systematic Reviews. Tech. Report TR/SE-0401, Keele University, 2014.

KÖHNLEIN, J. F. K; PEDUZZI, L. O. Q. Uma discussão sobre a natureza da ciência no ensino médio: um exemplo com a teoria da Relatividade Restrita. Caderno Brasileiro de Ensino de Fí­sica, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 36-70, jan. 2005.

LABURÚ, C. E; ARRUDA, S. M; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência & Educação. (Bauru) vol.9, n.2, pp.247-260, 2003.

MACÊDO, J. A; DICKMAN, A. G; ANDRADE, I. S. F. Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de Eletricidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Fí­sica, Florianópolis, p. 562-613, ago. 2012.

MARENGíO, L. S. L. Os Três Momentos Pedagógicos e a elaboração de problemas de Fí­sica pelos estudantes. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.

MARQUES, N. R. L; ARAÚJO, I. S. Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental: uma experiência em fí­sica térmica. Experiências em Ensino de Ciências –V5(3), pp. 131-152, 2010

MIGUEL, J. C., CORRÊA, H. P. S.; GEHLEN, S. T. A significação conceitual na estruturação dos momentos pedagógicos: um exemplo no ensino de fí­sica. Experiências em Ensino de Ciências V.9, Nº 2, 2014.

MUENCHEN, C. A disseminação dos Três Momentos Pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação Cientí­fica e Tecnológica). Florianópolis: UFSC/PPGECT, 2010.

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. A construção de um processo didático-pedagógico dialógico: aspectos epistemológicos. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), Belo Horizonte/MG, v. 14, n. 03, p. 199-215, set. /dez. 2012.

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro "Fí­sica". Ciência & Educação, Bauru, vol.20, n.3, p.617-638, 2014.

PIRES, C. F. J. S., FERRARI, P. C., QUEIROZ, J. R. O. A tecnologia do motor elétrico para o ensino de Eletromagnetismo numa abordagem problematizadora. R. B. E. C. T., vol. 6, núm. 3, set-dez.2013.

SALES, N. L. L. Problematizando o ensino de fí­sica moderna e contemporânea na formação continuada de professores: uma análise das contribuições dos três momentos pedagógicos na construção da autonomia docente. Tese (Doutorado em Ensino de Fí­sica) - Ensino de Ciências (Fí­sica, Quí­mica e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SASSERON, H.; MACHADO, V. F. Alfabetização Cientí­fica na prática: inovando a forma de ensinar Fí­sica. São Paulo: Livraria da Fí­sica, 2017.

SCHNEIDER, T. M; PANIZ, C. M; MAGOGA, T. F; FERREIRA, M. V; MUENCHEN, C. Os Três Momentos Pedagógicos e a Abordagem Temática na Educação em Ciências: um olhar para as diferentes perspectivas. Ensino & Pesquisa, v.16, n. 1, p.150-172, 2018.

Downloads

Publicado

2018-09-27