A Contribuição do Papel da Família no Processo de Alfabetização e Letramento das Crianças
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Resumo
O presente estudo reflete sobre o envolvimento da família no processo de alfabetização e letramento das crianças. A partir da consciência sobre a relevância da alfabetização na sociedade, este artigo busca um debate no que tange a participação da família durante o processo de aquisição da leitura e escrita, bem como o desenvolvimento da capacidade de interpretar o mundo a sua volta. Além disso, a pesquisa analisa e discute o que dizem as teses e dissertações a respeito do tema, correlacionando a: criança, escola e família. O anseio pela pesquisa se deu pela inquietação quanto às contribuições dos familiares e as possibilidades para maior vínculo durante esse período de ensino-aprendizagem, assim como o fato de crianças mais solitárias nesse processo enfrentarem maiores dificuldades para se alfabetizarem. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a metodologia Estado do Conhecimento, partindo da procura e seleção de pesquisas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, com os descritores “alfabetização” e “letramento”, em um recorte de tempo: 2016 a 2020. De acordo com os estudos selecionados, verificou-se a importância da relação escola-família, visando um maior diálogo entre ambos para um bom desempenho da criança. Outro aspecto relevante refere-se aos recursos cotidianos que instigam as crianças em casa para maior contato com a alfabetização. Com isto, conclui-se que a alfabetização e o letramento estão presentes na vida da criança desde a mais tenra idade, a partir de diálogos e materiais cotidianos que permitem interpretação e leitura de mundo, auxiliando na curiosidade e desenvolvimento.
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