Biografia das ideias de D. W. Winnicott o jogo como criação da vida
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A psicologia do jogo é uma área que se estende desde os primórdios da psicologia, sendo objeto de análise das primeiras investigações em psicologia científica e mesmo do período pré-institucionalização. O desenvolvimento humano é objeto de estudo de múltiplas áreas nas ciências humanas e muito investigado no campo da educação. Aqui, elaboramos um ensaio teórico que traz as contribuições do psicanalista inglês D. W. Winnicott, particularmente suas investigações sobre o amadurecimento emocional, o jogo infantil e a criatividade. Esse autor é importante na história dos jogos porque localiza o jogo infantil em um espaço que não é puramente objetivo tão pouco subjetivo, ele surge e se desenvolve no espaço potencial, herdeiro dos fenômenos transicionais. O jogo auxilia não apenas na superação de dificuldades emocionais, mas projeta um caminho em direção à criatividade e à liberdade de expressão. Acreditamos que Winnicott pode auxiliar educadoras(es) em suas atividades e compreensão do psiquismo da criança.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY).
Referências
ABIB, J. A. D. O legado da Psicologia fin-de-sieclé. Revista de Ciências Humanas, 5, 1996, p. 133-158.
ALVES, A. M. P. Jogo, cultura e imaginação: aproximações histórico-culturais. Práxis Educativa, v.04, n. 01, 2009. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.4i1.097105. Acesso em 09 fev. 2024.
ALVES, A. M. P. Jogo infantil e intersubjetividade: contribuições de Lev S. Vigotski e D. W. Winnicott. Paranavaí: Edufatecie, 2019.
ARIÈS, P. História social da criança e da família. São Paulo: LTC, 1978.
BEZERRA, B. JR. & ORTEGA, F. Winnicott e seus interlocutores. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2007.
DIAS, E. O. A trajetória intelectual de Winnicott. Natureza Humana, v.4, n.1, 2002.
FIGUEIREDO, L. C. A invenção do psicológico. São Paulo: Educ, 1992.
FREUD, S. Obras Completas, vol. 8, 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
FROMM, E. Psicanálise da sociedade contemporânea. São Paulo: Zahar, 1959.
GRAÑA, R. Origens de Winnicott Ascendentes psicanalíticos e filosóficos de um Pensamento original. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
HORNEY, K. A personalidade neurótica do nosso tempo. São Paulo: Difel, 1959.
LOPARIC, Z. De Freud a Winnicott: aspectos de uma mudança paradigmática. Winnicott e-prints [online]. 2006, vol.1, n.1, pp. 1-29.
LUZ, R. O espaço potencial: Winnicott. Percurso - Revista de Psicanálise. Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo: II(3), pp. 25-32, 1989.
MELLO FILHO, J. O ser e o viver: uma visão da obra de Winnicott. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
OUTEIRAL, J. Winnicott e Klein. 2011. Disponível em: www.joseouteiral.com.br/artigos. Acesso em 10 fev. 2024.
PHILIPS, Adam. Winnicott. São Paulo: Idéias & Letras, 2006.
REY, L. F. G. Sujeito e Subjetividade. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2003
SAFRA, G. Influências teológicas na Psicanálise. Temas em Psicologia, v.7, n.2, 1999.
WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional (pp. 163-174). (I. C. S. Ortiz, trad.). Porto Alegre: Artes médicas, 1963.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. (J. O. A. Abreu e V. Nobre, trad.). Rio de Janeiro: Imago, 1971.
WINNICOTT, D. W. Objetos transicionais e fenômenos transicionais. In: O brincar e a
realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975a.
WINNICOTT, D. W. O papel de espelho da mãe e da família no desenvolvimento
infantil. In: O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975b.
WINNICOTT, D. W. O Brincar,a atividade criativa e busca do Eu. In: O brincar e a
realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975c.
WINNICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento do indivíduo. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
WINNICOTT, D. W. A integração do ego no desenvolvimento da criança. In: O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1983.
WINNICOTT, D. W. Textos selecionados: da pediatria a psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
WINNICOTT, D. W. Tudo começa em casa. (P. Sandler, trad.) (3ª.ed.) São Paulo: Martins Fontes, 1999.
WINNICOTT, D. W. O aprendizado infantil. In: Tudo começa em casa. Tradução Paulo Sandler. São Paulo: Martins Fontes, 2005.