Contribuições do cariri paraibano para o ensino de química: entendendo as funções orgânicas a partir da produção de biodiesel de óleo de algodão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9889

Resumen

Resumo: A compreensão das relações existentes entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente deve pautar as práticas pedagógicas no ensino de Química. Atentos a isso, objetivamos neste estudo apresentar os resultados alcançados no desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) voltada à temática produção de biodiesel de óleo de algodão para a construção de conhecimentos relativos às funções orgânicas. Neste estudo, analisamos os conhecimentos construídos por 21 estudantes do 3° ano do Ensino Médio a partir das atividades propostas. Os resultados alcançados nos possibilitaram compreender que as atividades traçadas estimularam a construção de conhecimentos químicos, além de aproximarem os estudantes do conceito de sustentabilidade, bem como de aspectos históricos relacionados à cotonicultura no cariri paraibano. Concluímos que foi possível aos estudantes entenderem a relevância de práticas sustentáveis na agricultura, bem como as relações que se estabelecem entre a produção de algodão, a geração de biodiesel e os conceitos químicos.

Palavras-chaves: CTSA, cotonicultura, conhecimentos químicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Welington Alves Nascimento, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB). Professor de Química efetivo da Secretária de Educação do Estado da Paraíba. Entre os campos de atuação destacam-se: metodologias no ensino de química e tecnologias digitais na educação.

Francisco Ferreira Dantas Filho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Francisco Ferreira Dantas Filho é Professor no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (DQ-UEPB, Campina Grande-PB) desde 2011 (nível atual Associado A). Recebeu a sua formação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Curso de Licenciatura em Química, Pós - Graduação em Estudos Políticos e Estratégicos (ADESG), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutorado em Engenharia de Processos (UFCG). Atualmente é professor Associado B no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, atuando nas áreas de Ensino de Química e Química, desenvolvendo pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química, Biomassa, biodiesel, bio-óleo e bioálcool. É vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM/UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). Coordenador da Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ) vinculado ao Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba (CAPES). Integrante do projeto internacional "Universidades inclusivas: competencias clave de la comunidad universitaria para el desarrollo de la ciudadanía activa - SOLIDARIS.

Publicado

2025-08-29