Contribuições do cariri paraibano para o ensino de química: entendendo as funções orgânicas a partir da produção de biodiesel de óleo de algodão
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9889Resumen
Resumo: A compreensão das relações existentes entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente deve pautar as práticas pedagógicas no ensino de Química. Atentos a isso, objetivamos neste estudo apresentar os resultados alcançados no desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) voltada à temática produção de biodiesel de óleo de algodão para a construção de conhecimentos relativos às funções orgânicas. Neste estudo, analisamos os conhecimentos construídos por 21 estudantes do 3° ano do Ensino Médio a partir das atividades propostas. Os resultados alcançados nos possibilitaram compreender que as atividades traçadas estimularam a construção de conhecimentos químicos, além de aproximarem os estudantes do conceito de sustentabilidade, bem como de aspectos históricos relacionados à cotonicultura no cariri paraibano. Concluímos que foi possível aos estudantes entenderem a relevância de práticas sustentáveis na agricultura, bem como as relações que se estabelecem entre a produção de algodão, a geração de biodiesel e os conceitos químicos.
Palavras-chaves: CTSA, cotonicultura, conhecimentos químicos.