A formação de professores e o uso do ChatGPT® para revisão de textos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9860

Resumo

Com a disseminação das tecnologias no cotidiano social, as práticas educativas têm sido ressignificadas, desencadeando impactos tanto para o exercício da docência, quanto para os percursos formativos de professores. Nesse sentido, este trabalho elege como objeto de discussão as demandas de formação continuada de professores para a utilização da ferramenta ChatGPT® para a revisão de textos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em propor uma reflexão acerca da formação docente para a implementação de práticas de ensino que contemplem a revisão de textos no contexto da inteligência artificial, por meio do ChatGPT®. Para consecução da pesquisa, este trabalho conta com uma pesquisa bibliográfica, que apresenta um compilado acerca do processo de revisão textual no contexto da IA. Para ilustrar a discussão, foi feita uma análise de uma proposta de revisão de texto, que contempla dimensões linguísticas, textuais e discursivas, de modo a delinear conhecimentos que são necessários para o encaminhamento de práticas de revisão em sistema automatizado. A partir da pesquisa empreendida, foi possível considerar que o trabalho com a revisão, efetivado por meio do uso de assistente de IA demanda do professor conhecimentos teórico-conceituais, técnicos, pedagógicos e linguísticos para um aproveitamento adequado das potencialidades propiciadas pela ferramenta. Assim, os modos de organização e de funcionamento da plataforma, os tipos de comandos, o processo de encaminhamento didático da produção e de revisão dos textos, o processo de textualização, a adequação discursiva, a características do gênero textual e a subjetividade do autor/revisão são questões basilares para qualificar o percurso de formação de professores.

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Biografia do Autor

Larissa Alvarenga de Souza Honorato, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Letras (Universidade Federal de Lavras)

Jaciluz Dias, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - 2022

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Publicado

2024-12-18