A formação de professores e o uso do ChatGPT® para revisão de textos
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9860Resumo
Com a disseminação das tecnologias no cotidiano social, as práticas educativas têm sido ressignificadas, desencadeando impactos tanto para o exercício da docência, quanto para os percursos formativos de professores. Nesse sentido, este trabalho elege como objeto de discussão as demandas de formação continuada de professores para a utilização da ferramenta ChatGPT® para a revisão de textos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em propor uma reflexão acerca da formação docente para a implementação de práticas de ensino que contemplem a revisão de textos no contexto da inteligência artificial, por meio do ChatGPT®. Para consecução da pesquisa, este trabalho conta com uma pesquisa bibliográfica, que apresenta um compilado acerca do processo de revisão textual no contexto da IA. Para ilustrar a discussão, foi feita uma análise de uma proposta de revisão de texto, que contempla dimensões linguísticas, textuais e discursivas, de modo a delinear conhecimentos que são necessários para o encaminhamento de práticas de revisão em sistema automatizado. A partir da pesquisa empreendida, foi possível considerar que o trabalho com a revisão, efetivado por meio do uso de assistente de IA demanda do professor conhecimentos teórico-conceituais, técnicos, pedagógicos e linguísticos para um aproveitamento adequado das potencialidades propiciadas pela ferramenta. Assim, os modos de organização e de funcionamento da plataforma, os tipos de comandos, o processo de encaminhamento didático da produção e de revisão dos textos, o processo de textualização, a adequação discursiva, a características do gênero textual e a subjetividade do autor/revisão são questões basilares para qualificar o percurso de formação de professores.