Alfabetização Científica na formação continuada de professores: uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9835

Resumo

Na presente pesquisa analisaram-se as publicações sobre Alfabetização Científica na formação continuada de professores nos últimos 5 anos a partir da base de dados do portal da CAPES. A pesquisa foi de caráter bibliográfico, de natureza qualitativa, com caráter exploratório. Como descritores optou-se pelo termo “Alfabetização Científica” combinado com “formação continuada de professores”. Para tratar os dados foi utilizada a análise de conteúdo que consiste no desmembramento dos textos em unidades de sentido. A partir da análise dos dados, verificaram-se os seguintes desafios da Alfabetização Científica nos cursos de formação continuada: a. desafio do comprometimento dos professores com os princípios da Alfabetização Científica; b. desafio da articulação com as Secretarias de Educação; e desafio da proposição de formações continuadas mais consistentes e específicas sobre Alfabetização Científica. Como possibilidades da Alfabetização Científica nos cursos de formação continuada observaram-se a: a. possibilidade dos professores refletirem sobre suas práticas em relação a proposta de alfabetizar cientificamente; b. possibilidade de formações continuadas com o viés de práticas mais cidadãs e com foco no desenvolvimento de habilidades fundamentais para a autonomia e criticidade dos estudantes. Os resultados produzidos neste estudo contribuem com a formação continuada de professores alinhada à promoção da Alfabetização Científica e atendendo as demandas da sociedade contemporânea na área de Ensino de Ciências da Natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caren Rocha Araújo, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: práticas e processos formativos da Universidade Federal do Pampa, licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa.

Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Universidade Federal do Pampa

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UNIPAMPA- Bagé); Professora do Curso de Ciências da Natureza- Licenciatura (UNIPAMPA- Dom Pedrito)

Downloads

Publicado

2024-12-18