A formação de professores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS): desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9735

Resumo

Resumo: A formação de professores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é crucial para garantir uma educação em saúde que esteja alinhada com os princípios e diretrizes do sistema, como universalidade, integralidade e equidade. Destarte, este estudo tem por objetivo analisar os desafios e as perspectivas da formação docente no âmbito do SUS. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com dimensão exploratória que seguiu abordagem qualitativa. Foi realizada por meio de análise documental e pesquisa bibliográfica concentrada em obras de autores que pesquisam sobre a temática. Como organização, o trabalho encontra-se estruturado de modo que apresenta a introdução e o percurso metodológico, apresenta considerações sobre a formação de professores no Brasil e nele, para a educação profissional e tecnológica (EPT) e no âmbito do SUS, apontando desafios e perspectivas para este processo e finaliza com as considerações finais. Esses pontos, apresentados de forma interligada e interdependente, indicam que a formação docente vem se constituindo em um campo de estudos de pesquisadores. Quanto à formação docente no âmbito da EPT, um dos principais obstáculos refere-se às políticas públicas, ou seja, a ausência de exigência de formação do professor para trabalhar na EPT é um problema estrutural do sistema educacional. Quanto à formação docente na educação profissional no campo da saúde, é frequente o trabalho de professores com bacharelado e experiência prática na área, mas sem formação para o ofício da docência. O reconhecimento e a valorização da formação em licenciatura como formação inicial e a possibilidade de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu são alternativas para suprir esta lacuna. A formação continuada deve ser promovida e incentivada pelas instituições educacionais como estratégia de formação docente, considerando as especificidades do campo da saúde e da EPT, as diretrizes das políticas públicas e legislações vigentes.

Palavras-chaves: educação profissional e tecnológica, formação de professores, Sistema Único de Saúde (SUS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela Aparecida de Souza, Escola de Saúde Pública do Paraná - Centro Formador de Recursos Humanos.

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Ingá (2008). Especialista em Urgência e Emergência (2011). Especialista em MBA em Administração Hospitalar (2013). Especialista em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais (2015). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - IFPR campus Curitiba (Turma 2023). Servidora pública da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná - SESA/PR, atuou como enfermeira assistencial no Hospital Regional do Litoral - Paranaguá/PR por nove anos e quatro meses, com ênfase em Urgência e Emergência e Cuidados Intensivos Neonatais. Desde 2018 lotada na Escola de Saúde Pública do Paraná - Centro Formador de Recursos Humanos ESPP-CFRH - Curitiba/PR, atuando na área de Ensino Profissionalizante, realizando atividades técnico-pedagógicas em cursos de Formação Inicial e Continuada e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio para trabalhadores (as) que atuam no SUS.

Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Amazonas (1990), Especialista em Formação de Professores em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná (2001), Especialista em Exercício e Qualidade pela Universidade Federal do Paraná (2001), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011) e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Professora titular do IFPR, pesquisadora do IFPR e da PUC/PR, Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT) do IFPR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas temáticas: educação a distância, educação profissional e tecnológica, formação de professores, mediação pedagógica e aprendizagem a distância.

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Realiza Estágio Pós-doutoral em Educação, na Universidade Federal de Santa Maria, sob a supervisão da professora Dra. Liliana Soares Ferreira. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa maria (2023), Estágio Científico Avançado de Pós-doutoramento pelo Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2023), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000), Especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988) e Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), Atualmente é Professor Titular de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC n 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional e tecnológica, educação superior e educação do campo.

Downloads

Publicado

2025-08-29