A formação de professores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS): desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9735Resumo
Resumo: A formação de professores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é crucial para garantir uma educação em saúde que esteja alinhada com os princípios e diretrizes do sistema, como universalidade, integralidade e equidade. Destarte, este estudo tem por objetivo analisar os desafios e as perspectivas da formação docente no âmbito do SUS. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com dimensão exploratória que seguiu abordagem qualitativa. Foi realizada por meio de análise documental e pesquisa bibliográfica concentrada em obras de autores que pesquisam sobre a temática. Como organização, o trabalho encontra-se estruturado de modo que apresenta a introdução e o percurso metodológico, apresenta considerações sobre a formação de professores no Brasil e nele, para a educação profissional e tecnológica (EPT) e no âmbito do SUS, apontando desafios e perspectivas para este processo e finaliza com as considerações finais. Esses pontos, apresentados de forma interligada e interdependente, indicam que a formação docente vem se constituindo em um campo de estudos de pesquisadores. Quanto à formação docente no âmbito da EPT, um dos principais obstáculos refere-se às políticas públicas, ou seja, a ausência de exigência de formação do professor para trabalhar na EPT é um problema estrutural do sistema educacional. Quanto à formação docente na educação profissional no campo da saúde, é frequente o trabalho de professores com bacharelado e experiência prática na área, mas sem formação para o ofício da docência. O reconhecimento e a valorização da formação em licenciatura como formação inicial e a possibilidade de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu são alternativas para suprir esta lacuna. A formação continuada deve ser promovida e incentivada pelas instituições educacionais como estratégia de formação docente, considerando as especificidades do campo da saúde e da EPT, as diretrizes das políticas públicas e legislações vigentes.
Palavras-chaves: educação profissional e tecnológica, formação de professores, Sistema Único de Saúde (SUS).