Análise do comportamento e sua relação com as habilidades sociais de crianças com Transtorno do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9729

Resumo

Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal compreender de que maneira a abordagem comportamental favorece o desenvolvimento de habilidades interacionais de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA matriculadas na Educação Infantil. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, tendo como corte de produção científica o período de 2010 a 2022 na Revista de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Após levantamento foram selecionados quatro artigos para a discussão de dados apresentados neste trabalho. No entanto, foi possível compreender que há diferentes estratégias utilizadas com crianças com Transtorno do Espectro Autista e, para cada objetivo foi realizada uma prática de intervenção diferenciada para se ter bons resultados, sendo fundamental que as práticas no processo de inclusão estejam baseadas em estudos realizados na área, como o uso de estratégias fundamentadas da Análise do Comportamento Aplicada - ABA, mas foi possível identificar que essa abordagem não é  muito utilizada pelos docentes que atuam com esse público de crianças.

Palavras-chaves: Transtorno do Espectro Autista, Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Revisão Bibliográfica.

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Biografia do Autor

Gabriela Aparecida Rufino

Estudante de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-oeste-Unicentro.

Miriam Adalgisa Bedim Godoy, UNICENTRO

Possui Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2019), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1990). Atualmente é docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no curso de Pedagogia do Campus de Irati - Paraná. Tem experiência na área de Educação e Educação Especial, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas de aprendizagem, obstrução das vias aéreas superiores, respiração oral, problemas de atenção e atenção compartilhada.

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Publicado

2025-08-29