Trajetórias e transformações: a evolução das políticas públicas na formação de professores de matemática no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8570Resumo
O desenvolvimento e avanço da educação Matemática no Brasil têm sido marcado por uma série de transformações políticas, pedagógicas e sociais. O presente artigo, buscou explorar e analisar as dinâmicas destas transformações, focalizando nas políticas públicas educacionais destinadas à formação docente, em especial a formação inicial do professor de Matemática. Compreendemos que ao longo do tempo, as abordagens pedagógicas para o ensino básico em evidência o da Matemática sofreram e sofrem diversas revisões. Inicialmente, a ênfase recaía sobre uma formação altamente técnica, concentrada na pura transmissão de conhecimentos matemáticos. Com o tempo, a necessidade de formar docentes mais críticos, reflexivos e capazes de se adaptar às realidades diversas dos alunos foi ganhando destaque. Esta transformação se refletiu nas políticas públicas educacionais, que passaram a promover um equilíbrio entre os saberes específicos da Matemática e as competências didático-pedagógicas para o seu ensino. O cenário educacional brasileiro foi, e continua sendo influenciado por contextos sociopolíticos, econômicos e globais. Estas influências se traduziram em diferentes reformas curriculares e metodológicas. O artigo destaca os principais marcos legais da educação nacional relacionada a formação para professores, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996), as Resoluções 2002, 2015 referente a formação inicial para professores e também a BNC – Formação de 2019, que consolidaram e redirecionaram a formação de professores de Matemática no país. Em conclusão, o Brasil tem trilhado um caminho de renovação e reinvenção na formação de seus professores de Matemática, buscando sintonizar as formações com as políticas públicas educacionais, buscando atender as demandas e desafios contemporâneos, ainda que, por vezes, se apresentem de forma contraditório. Este estudo oferece uma visão abrangente sobre essa trajetória e ressalta a importância contínua de políticas bem estruturadas e contextualizadas para garantir a qualidade e eficácia do ensino de Matemática no país.