Efeito da ambidestria organizacional no desempenho da internacionalização das instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.8560Resumo
O fenômeno da internacionalização das Instituições de Ensino Superior – IES está em expansão, principalmente depois da Internationalization at Home – IaH, da Internationalization of the Curriculum – IoC e da premência do desenvolvimento da capacidade de inovação das IESs para se diferenciarem e se expandirem. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva entender o efeito da ambidestria organizacional no desempenho da internacionalização das instituições de ensino superior. Esta abordagem desenvolve e defende a relação entre os construtos mediante a revisão da literatura existente. O entrelaçamento entre a capacidade de inovação (ambidestria organizacional) e o desempenho de internacionalização é evidente e perceptível à existência de uma proporção de que quanto mais ambidestra for uma organização, maior o desempenho de internacionalização. O modelo conceitual investiga os construtos: a ambidestria organizacional (exploration e exploitation) e o desempenho da internacionalização das IESs (ensino e pesquisa), estruturados em um modelo conceitual, interligados por meio de proposição teórica.