Possibilidades pedagógicas para o ensino inclusivo de botânica: o Jardim Sensorial em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8175

Resumo

No contexto do ensino inclusivo de botânica na educação básica, esta pesquisa objetivou discutir sobre o potencial pedagógico de um Jardim Sensorial existente no Instituto Federal do Pará (IFPA Campus Abaetetuba) como recurso didático para tal fim. A pesquisa de campo com carácter qualitativo e descritivo, ocorreu na “Casa de Vegetação”, espaço que abriga um Jardim Sensorial situado nas dependências do Instituto, e contém plantas com propriedades sensoriais dos grupos de pteridófitas, gimnospermas e, principalmente, de angiospermas. Foram identificadas e caracterizadas as espécies vegetais existentes no Jardim Sensorial e, em seguida, listadas as suas principais propriedades organolépticas. Após revitalização, o jardim apresenta 18 espécies vegetal com potencial sensorial, distribuídas em 17 famílias, com predominância para espécies exóticas que estimulam principalmente a visão, o tato e o olfato, por meio da folha, flor e/ou caule. A pesquisa apresenta a existência de estreitas relações entre as propriedades organolépticas das plantas com os conceitos de botânica (morfologia e fisiologia vegetal) e os sentidos humanos, contribuindo assim, para o prático ensino inclusivo na área da botânica. Com isso, o espaço pode ser utilizado por público interno e externo, caracterizando-se como um ambiente educativo, inclusivo e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Abraão Fonseca dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Abaetetuba, Pará, Brasil

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba. 

Ozielma Neponucena dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Abaetetuba, Pará, Brasil

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba. 

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Abaetetuba, Pará, Brasil

Doutorando em ensino de ciências e matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Ensino de Biologia (UFPA); Professor de biologia pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba. 

Jeferson Miranda Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Abaetetuba, Pará, Brasil

Doutor em Ciências - Biologia Vegetal (Departamento de Botânica) - UFMG; Mestre em Ciências Biológicas - Área de Concentração: Botânica Tropical (Departamento de Botânica) - UFPA; Professor de Biologia pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba. 

Dyana Joy dos Santos Fonseca, Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

Doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). 

Downloads

Publicado

2024-08-20