Possibilidades pedagógicas para o ensino inclusivo de botânica: o Jardim Sensorial em foco
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8175Resumo
No contexto do ensino inclusivo de botânica na educação básica, esta pesquisa objetivou discutir sobre o potencial pedagógico de um Jardim Sensorial existente no Instituto Federal do Pará (IFPA Campus Abaetetuba) como recurso didático para tal fim. A pesquisa de campo com carácter qualitativo e descritivo, ocorreu na “Casa de Vegetação”, espaço que abriga um Jardim Sensorial situado nas dependências do Instituto, e contém plantas com propriedades sensoriais dos grupos de pteridófitas, gimnospermas e, principalmente, de angiospermas. Foram identificadas e caracterizadas as espécies vegetais existentes no Jardim Sensorial e, em seguida, listadas as suas principais propriedades organolépticas. Após revitalização, o jardim apresenta 18 espécies vegetal com potencial sensorial, distribuídas em 17 famílias, com predominância para espécies exóticas que estimulam principalmente a visão, o tato e o olfato, por meio da folha, flor e/ou caule. A pesquisa apresenta a existência de estreitas relações entre as propriedades organolépticas das plantas com os conceitos de botânica (morfologia e fisiologia vegetal) e os sentidos humanos, contribuindo assim, para o prático ensino inclusivo na área da botânica. Com isso, o espaço pode ser utilizado por público interno e externo, caracterizando-se como um ambiente educativo, inclusivo e social.