PIBID Pedagogia uma proposta de formação inicial de professores articulada à prática pedagógica na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.2.498Palavras-chave:
Pedagogia, PIBID, Prática PedagógicaResumo
O Curso de Pedagogia, além de propiciar, ao futuro professor, a aquisição do conhecimento científico, deve oportunizar o contato com a comunidade escolar, bem como o exercício da prática pedagógica, na Educação Básica: Ensino Fundamental, anos iniciais e Educação Infantil. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência representa esta possibilidade de inserção do acadêmico, no interior das instituições de ensino mobilizando-os para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Tendo como objeto a formação inicial do professor, este artigo objetiva socializar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior propiciado pelo PIBID em parceria com as escolas da rede pública de educação. Recorrendo a uma fundamentação teórico-metodológica, na perspectiva dialética, os acadêmicos são instigados ao estudo e à pesquisa, para a realização de um trabalho com as diferentes áreas de conhecimento. Para tanto planejam e vivenciam semanalmente a prática pedagógica. O projeto de trabalho, envolvendo a ludicidade, coordenado e supervisionado pelos docentes bolsistas, vinculadas às instituições parceiras, ainda que em andamento permite anunciar a apreensão do conhecimento tanto dos acadêmicos bolsistas quanto dos alunos da Educação Básica.Downloads
Referências
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