Procedimentos manifestos por alunos do Ensino Fundamental em uma atividade de modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.1.1288Resumo
Nosso objetivo nesse trabalho é discutir sobre os procedimentos manifestos pelos alunos de um 8o ano do Ensino Fundamental ao desenvolverem a atividade de modelagem matemática intitulada Erva-Mate. Para tanto, apresentamos tais procedimentos em associação com suas ações cognitivas, conforme denotadas por Almeida e Silva (2012). Para o desenvolvimento desse trabalho assumimos a Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica na qual se aborda situações do interesse do aluno e é possibilitado, na busca por uma solução para um problema identificado no contexto em foco, vários aprendizados, sobretudo de Matemática. A metodologia que sustenta esse estudo é de natureza qualitativa. Como resultado inferimos que os procedimentos manifestos pelos alunos retratam mobilização de seus conhecimentos, uma vez que estão relacionados ao seu modo de pensar, entender e administrar as informações sobre o tema em estudo que originou tal atividade de modelagem matemática, e sinaliza que não há linearidade nas ações cognitivas dos alunos. Ainda, que tal mobilização provoca um processo de idas e vindas em relação aos aspectos da situação ou problema em estudo, aos objetos matemáticos e às respostas reconhecidas como solução, para além de revelar que os procedimentos manifestos pelos alunos se complementam ao longo da atividade de modelagem matemática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-03-30
Edição
Seção
Artigos