Explorando os saberes e fazeres matemáticos na produção de pepinos para conserva na cidade de Icaraí de Minas - MG
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10398Resumo
Resumo: O presente artigo investiga a identificação e a compreensão dos saberes e fazeres matemáticos mobilizados por agricultores familiares de Icaraí de Minas - MG enquanto produtores de pepino para conserva, destacando suas práticas cotidianas sob a perspectiva da Etnomatemática, da Modelagem Matemática e da confluência entre ambas. O estudo adota uma abordagem qualitativa em um estudo de campo, utilizando entrevistas semiestruturadas e observações diretas para coleta de informações, que foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo. A pesquisa revela que os agricultores aplicam conceitos matemáticos, como geometria, proporção e aritmética, de maneira empírica e adaptada ao seu contexto cultural. Embora alguns agricultores não tenham formação escolar formal, demonstram habilidades em planejamento e cálculos financeiros, utilizando métodos próprios. Conclui-se que esses saberes e fazeres devem ser valorizados, permitindo um diálogo entre o conhecimento tradicional e acadêmico.
Palavras-chaves: Educação Matemática. Agricultura Familiar. Etnomatemática. Modelagem Matemática. Etnomodelagem.