Explorando os saberes e fazeres matemáticos na produção de pepinos para conserva na cidade de Icaraí de Minas - MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10398

Resumo

Resumo: O presente artigo investiga a identificação e a compreensão dos saberes e fazeres matemáticos mobilizados por agricultores familiares de Icaraí de Minas - MG enquanto produtores de pepino para conserva, destacando suas práticas cotidianas sob a perspectiva da Etnomatemática, da Modelagem Matemática e da confluência entre ambas. O estudo adota uma abordagem qualitativa em um estudo de campo, utilizando entrevistas semiestruturadas e observações diretas para coleta de informações, que foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo. A pesquisa revela que os agricultores aplicam conceitos matemáticos, como geometria, proporção e aritmética, de maneira empírica e adaptada ao seu contexto cultural. Embora alguns agricultores não tenham formação escolar formal, demonstram habilidades em planejamento e cálculos financeiros, utilizando métodos próprios. Conclui-se que esses saberes e fazeres devem ser valorizados, permitindo um diálogo entre o conhecimento tradicional e acadêmico.

Palavras-chaves: Educação Matemática. Agricultura Familiar. Etnomatemática. Modelagem Matemática. Etnomodelagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisley Maelly de Sousa Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. Licenciada em Engenharia Mecânica pelas Faculdades Integradas Pitágoras. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-1765-4920 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/8118091134687827 - E-mail: lisley.mm@gmail.com

Rieuse Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2342-3084 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/4770299668835899 - E-mail: rieuse.lopes@unimontes.br

Janine Freitas Mota, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1653-9521 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/0165171449570945 - E-mail: janine.mota@unimontes.br

Saulo Macedo de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-8183-149X - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3110715527396686 - E-mail: saulomacedo308@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-08-29