O debate de Gênero no Ensino de Física no Brasil: uma análise sistemática de teses e dissertações

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10332

Resumo

Resumo: Este artigo analisa a produção acadêmica sobre o debate de Gênero no Ensino de Física em teses e dissertações brasileiras. Com o intuito de conhecer a produção e mapear quais as tendências temáticas desse campo de estudo, realizamos um levantamento das produções no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo revisão sistemática sem recorte temporal, que adota como critérios de inclusão títulos e resumos relacionados a pesquisas que investigam Gênero e Ensino de Física no Brasil. O levantamento identificou 19 pesquisas que investigam Gênero e Ensino de Física (4 teses e 15 dissertações), sendo 14 do Catálogo CAPES, 13 da BDTD e 8 pesquisas em comum aos dois bancos. Há, pelo menos, 15 anos esse tema tem sido explorado no Brasil, iniciando em 2009, com o estudo mais recente datando de 2023. As pesquisas identificadas foram analisadas e categorizadas em relação a seus focos temáticos, de onde emergiram quatro categorias que evidenciam os interesses e aproximações dos estudos de Gênero e Ensino de Física no Brasil, a saber: Representações de gênero na Educação; Participação, aprendizado e permanência das mulheres nas Ciências; Experiências para a equidade de gênero na Física; e, Concepções de educadores/as sobre gênero nas Ciências da Natureza. Além disso, a pesquisa evidencia uma predominância dos estudos de Gênero no Ensino de Física nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e constata a ausência de estudos nessa temática nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. A análise das produções aponta a baixa visibilidade do debate de Gênero no Ensino de Física, mas revela um campo de estudo diagnóstico e propositivo.

Palavras-chaves: gênero, ensino de física, revisão sistemática.

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Biografia do Autor

Aline de Melo Freire, IFCE

Graduanda em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Sobral

Marília Duarte Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - (FACED/UFC) na linha Educação, Currículo e Ensino (LECE) com foco na Formação de Professores. Especialista em Docência no Ensino Superior com foco na Aprendizagem da Docência e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2015). Membro do grupo de pesquisa GPFOPHE onde desenvolve estudos sobre Formação de Professores, Currículo e História de Vida; Integra o Fórum Cearense de Mulheres - FCM e o grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE). Na Educação Superior atua nas disciplinas de Didática, Currículo e Estágio Supervisionado com ênfase na formação de professores para a justiça social.

 

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Publicado

2025-08-29