Conhecimento de professores brasileiros sobre traumatismo dentário em crianças: revisão sistemática e meta-análise
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10242Resumo
O objetivo desta revisão foi avaliar o conhecimento sobre manejo emergencial em casos de trauma dentário entre professores brasileiros. Para a pesquisa foram utilizadas as bases de dados Pubmed, Scopus, Web of Science, Embase, Scielo, Cochrane e LILACS. Foram incluídos estudos que avaliaram o conhecimento de professores brasileiros sobre manejo emergencial em casos de trauma dentário. Os dados foram extraídos para os seguintes itens: procedimento em caso de fratura/avulsão dentária, tempo decorrido para busca de tratamento e meio de armazenamento do dente. A lista de avaliação crítica do JBI para estudos transversais foi utilizada para avaliação do risco de viés. Metanálises de prevalência foram realizadas pelo método estatístico de Restricted Maximun-Likelihood (p<0.05). A estratégia de busca recuperou 474 artigos. Após análise, 19 artigos atenderam aos critérios de inclusão e 85% destes foram classificados com baixo risco de viés. Para as questões, procedimento em caso de fratura/avulsão dentária, tempo de busca por tratamento e meio de armazenamento, 49%, 17%, 65% e 44% dos professores responderam corretamente, respectivamente. As metanálises de prevalência verificaram que menos de 50% dos professores brasileiros possui conhecimento adequado sobre o manejo adequado em casos de traumatismo dentário em crianças.