Posicionando diretrizes nacionais e internacionais para inserção curricular do Pensamento Computacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10000

Resumo

Resumo: O foco deste estudo é investigar como a formação continuada de professores que atuam na Educação Infantil deve ser organizada a fim de atender às demandas das orientações curriculares nacionais e internacionais que orientam as práticas pedagógicas referentes à cultura digital, em especial, objetivos, habilidades e competências no tocante ao Pensamento Computacional (PC). A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, usando como documentos referenciais dois currículos brasileiros: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Referência em Tecnologia e Educação do Centro de Inovação na Educação (CIEB). Também foram analisados os currículos da Austrália, Finlândia e Inglaterra. Os resultados da análise documental indicam que o posicionamento dos currículos brasileiros se destacam por conectar objetivos de aprendizagem com as habilidades e competências das etapas educacionais, desde o Berçário até o Ensino Médio, especialmente no que se refere à Computação e ao Pensamento Computacional. Para tanto, as formações continuadas de professores necessitam ser ressignificadas e com momentos direcionados para os contextos em que esses docentes atuam, possibilitando que construam conhecimentos acerca do PC para apoiar suas práticas pedagógicas de forma a torná-las significativas aos alunos.

Palavras-chaves: formação de professores, Pensamento Computacional, Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Maria Martins Giraffa, PUCRS

Lucia Maria Martins Giraffa (Lucia Giraffa)
Licenciada em Matemática e Ciências (UFRGS)
Especialista em Análise de Sistemas (PUCRS)
Mestra em Educação (PUCRS)
Doutora em Computação (UFRGS)
Pós-doutoramento College of Education (UTexas- USA)
Professora titular da Escola Politécnica-Computação da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Leciona Fundamentos
de Programação para Cursos de Computação. Pesquisadora e professora
permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação – Escola de
Humanidades/PUCRS. Bolsista Produtividade CNPq-nível 2.
Líder do Argos – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital da
PUCRS (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1961885168367047).
Produtora de material didático e livros infantis
Ilustradora de livros
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8787637274769944.
E-mail: giraffa@pucrs.br

Downloads

Publicado

2025-08-29