História, cinema e américa latina: a sala de aula como laboratório para as ciências humanas
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.2.640Palabras clave:
PIBID, História, América Latina, Cinema, MetodologiaResumen
Este artigo analisa a possibilidade de ter na sala de aula um campo de testes para as Ciências Humanas, em especial a História. As presentes informações encontram seu fundamento nos resultados obtidos de um semestre do PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, na Escola Emílio Sander da cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. O título do subprojeto é América Latina sob o olhar do cinema: as possibilidades do uso de filmes na docência em História e se estende a outras três escolas com níveis Fundamental e médio. O grupo, composto por cinco "pibidianos" ,trabalhou com o recorte Revoluções na América Latina, que foi dividido em 4 oficinas: Revolução Mexicana, Guatemalteca, cubana e Nicaraguense, respectivamente. As oficinas foram distribuídas pelo semestre de modo a complementar as aulas do ano letivo do professor,que tratavam da história do século XX. As variadas metodologias geraram dados tabelados, novas possibilidades e muitas considerações sobre a prática docente.Descargas
Citas
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