"Cachoeira, lago, onda, gota, chuva miúda, fonte, neve e mar": as águas possibilitando infiltrar na formação docente em gênero e sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.2.201-215Palabras clave:
Formação docente. Indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Gênero. Sexualidade.Resumen
O artigo entretece as imagens simbólicas do imaginário das águas que brotam na letra da música "Eu e Água" de autoria do compositor Caetano Veloso e as temáticas de gênero e sexualidade nos processos de formação docente. Apresenta aspectos do projeto de extensão universitária aprovado pelo Proext/MEC/2015 intitulado "Borbulhando enfrentamentos às violências sexuais nas infâncias no sul de Minas Gerais" , coordenado pelo grupo de pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente. Problematiza também o depoimento de uma pedagoga integrante do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil. Apresenta concepções de extensão universitária infiltradas nas experiências, nos dilemas, nos desafios e no desenvolvimento de ações formativas realizadas pelo grupo de pesquisa imerso nos estudos das teorizações pós-críticas, assumindo o compromisso ético político com a concepção de extensão universitária baseada nas metodologias pós-críticas ao fazer interface com pesquisas de intervenção social mais ampla, sobretudo, as que se correlacionam com a formação de professores/as quando as temáticas são afetas aos marcadores sociais de gênero, sexualidade, raça, etnia, religiosidade, geração e tantas outras diferenças.
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