A BNCC em evidência: Aproximações do currí­culo com a proposta de Tyler e a Pedagogia das Competências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.3.35-52

Resumen

A Base Nacional Comum Curricular, ou BNCC, tornou-se o currí­culo oficial e obrigatório no Brasil. Afim de compreendê-la, o trabalho objetivou analisá-la verificando aproximações com as teorias curriculares de Tyler e debater a proposta da Pedagogia das Competências. A pesquisa tem cunho qualitativo, pois se preocupa com a compreensão do documento, e os procedimentos compreendem a análise de conteúdo documental, pois se adequa ao objeto analisado. Constatando as aproximações com a proposta de Tyler, observou-se que a BNCC está voltada para a melhoria das avaliações em larga escala, para o eficientismo e o atendimento aos interesses do mercado. Quando à Pedagogia das Competências, ressaltou-se a formação para o mercado de trabalho, para a manutenção do status quo e para a aceitação das condições de vida e trabalho dos indiví­duos.

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Biografía del autor/a

Polyana Zwirtes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Sou Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Letras com habilitações e Português e Inglês pela mesma universidade (2014). Conclui especializações (lato sensu) nas áreas de Educação de Jovens e Adultos e Docência do Ensino Superior. Membro do grupo de pesquisa Análise linguí­stica, Ensino e Formação - ALEF - (CAPES/CNPq). Docente das disciplinas de Lí­ngua Estrangeira Moderna - Inglês e Lí­ngua Portuguesa pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná SEED/PR.

Maridelma Laperuta Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Linguí­stica e Lí­ngua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, tendo realizado pesquisa que aborda a relação do preconceito linguí­stico com o ensino; mestre em Letras na área de Linguí­stica e Lí­ngua Portuguesa pela mesma universidade (2002). Graduada em Letras, com habilitação em Lí­ngua Portuguesa e Lí­ngua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (1997) e professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Lider e membro do grupo de pesquisa Análise linguí­stica, Ensino e Formação - ALEF - (CAPES/CNPq). Atua na área de Letras, com ênfase em Sintaxe da Lí­ngua Portuguesa e trabalho também com Sociolinguí­stica e ensino de Lí­ngua Portuguesa, no curso de Graduação em Letras da UNIOESTE e no Programa de Pós-Graduação em Ensino da mesma instituição.

Citas

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Publicado

2020-08-19