A utilização de charges como estratégias didáticas para o ensino de ciências

Autores/as

  • Iolanda Estevão Duarte Licenciada em Ciências Biológicas pela PUC-MG
  • Rachel Carolina da Silva Saraiva Licenciada em Ciências Biológicas pela PUC-MG
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais - Departamento de Ciências Biológicas Instituto Oswaldo Cruz - Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS). Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB).

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.1.992

Resumen

A fim de investigar a viabilidade da proposta douso da charge comoestratégia didática e, baseando-se nos eixos temáticos e temas transversais propostos pelos PCNs, realizou-se a pesquisa com o objetivo de demonstrar as possí­veis contribuições dessa ferramenta para o Ensino de Ciências. Foram analisadascharges publicadasnosjornais Estado de Minas e Folha de São Paulo, em um perí­odo de seis meses, entre Abril e Setembro de 2013, totalizando 366 charges, dentre as quais foram selecionadas 41 do jornal Estado de Minas e 33 do jornal Folha de São Paulo, perfazendo um total de 74 charges adequadas ao propósito da pesquisa. Observou-se que o jornal Estado de Minas apresentou charges que, em geral, abordam temas relacionados à saúde, enquanto o jornal Folha de São Paulo traz charges com assuntos relacionados à polí­tica e economia. Em uma visão geral, percebeu-se maior frequência do eixo temático "Ser Humano e Saúde" , enquanto "Terra e Universo" foi o menos encontrado. Em relação aos temas transversais, "Saúde" e "Ética" tiveram grande destaque, enquanto "Orientação Sexual" e "Pluralidade Cultural" não tiveram muita visibilidade nas charges analisadas. O universo das charges se mostrou muito fértil para o âmbito educacional, há um imenso acervo disponí­vel nos meios de comunicação e que pode ser facilmente acessado, o que propicia uma gama de possibilidades para a realização de novos trabalhos de investigação nessa área.

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Biografía del autor/a

Iolanda Estevão Duarte, Licenciada em Ciências Biológicas pela PUC-MG

Licenciada em Ciências Biológicas pela PUC-MG

Rachel Carolina da Silva Saraiva, Licenciada em Ciências Biológicas pela PUC-MG

Licenciada em Ciências Biológicas pela PUC-MG

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais - Departamento de Ciências Biológicas Instituto Oswaldo Cruz - Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS). Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB).

Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da PUC-MG

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz

Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS)pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz

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Publicado

2017-03-30