Aproximação de saberes tácitos e acadêmicos de forma transversal utilizando a abordagem de pesquisa baseada em design - DBR
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9850Resumen
O artigo discute a implementação de práticas inovadoras no processo de organização das pesquisas em Educação, especialmente aquelas de cunho interdisciplinar, apresentando a abordagem denominada Pesquisa Baseada em Design (DBR). Utiliza como exemplo sua aplicação no ensino de Filosofia. A DBR, por seu caráter iterativo, integrativo, naturalista, experimental e reflexivo, promove uma integração entre teoria e prática ofertando aos estudantes de pós-graduação oportunidade de criar movimento adaptáveis na organização da sua pesquisa sem perda de rigor científico. Esta abordagem permite diminuir a distância entre os saberes acadêmicos, adquiridos durante a formação, e os saberes experienciais oriundos da integração dos saberes tácitos construídos nos ambientes escolares, geralmente objeto de estudo das investigações em Educação, especialmente no tocante à adoção de artefatos associados as tecnologias digitais. A escolha do campo da Filosofia é resultante de suas características por ser uma área aberta em termos de definição e abordagens. As inovações propostas para o ensino de Filosofia têm como elemento estruturante o ensino de conceitos, partindo da crença de que, ao construir conceitos, o estudante desenvolve uma postura crítico-reflexiva associada à aplicação desses conceitos na resolução de problemas. Isso permite abordar as questões relacionadas às tecnologias digitais de uma maneira que vai além da mera instrumentalização, proporcionando uma perspectiva transversal que pode ser adotada em outras áreas do conhecimento. A DBR surge como um elemento que estabelece o fio condutor desta construção colaborativa entre o pesquisador e os participantes da investigação, quebrando o paradigma passivo do sujeito de pesquisa, que antes apenas auxiliava na produção de dados, para se tornar um agente ativo que constrói teorias em parceria com o pesquisador. Essa mudança no papel dos participantes responde às questões contemporâneas, nas quais os saberes tácitos e acadêmicos são reconhecidos por sua potência na construção de soluções para problemas cada vez mais complexos.