Desenvolvimento Profissional e Epistemologia da Práxis: perspectivas para a Inovação Pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9829

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou analisar como os princípios da epistemologia da práxis, aplicados ao desenvolvimento profissional de professores podem contribuir para promover a inovação pedagógica em cursos profissionalizantes. A pesquisa-ação foi realizada no contexto de uma Instituição Educativa no Sul do Brasil que promove a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.  Participaram dos encontros formativos sete professores que atuam nos cursos profissionalizantes desta instituição. A estrutura analítica da pesquisa foi constituída a partir de três dimensões: Trabalho; Teoria e Prática; e Inovação, as quais foram marcos organizativos dos encontros formativos. Conceituam-se formação continuada na perspectiva do desenvolvimento profissional e a epistemologia da práxis enquanto perspectiva formativa para a inovação pedagógica. A pesquisa evidencia que a epistemologia da práxis supera o reducionismo entre teoria e prática e, quando o professor compreende esta dimensão, o seu desenvolvimento profissional e pessoal reflete suas ações pedagógicas e sua posição no mundo que podem ser transformadoras da realidade em que está inserido, nesse contexto encontram-se as possibilidades para inovação pedagógica.

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Biografía del autor/a

Gislene Francisconi, Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas

Mestra em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc. Pedagoga. Orientadora Pedagógica. Atua na Instituição Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas na Educação Infantil e Educação Profissional.

Publicado

2024-12-18