Analfabetismo funcional: uma análise de pesquisas entre 2015 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9716Resumen
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o que dizem as pesquisas sobre a temática do Analfabetismo Funcional, partindo do pressuposto da importância de ser alfabetizado e letrado e compreendendo as dificuldades das pessoas não alfabetizadas funcionalmente. A pesquisa é do tipo estado do conhecimento, a qual busca analisar as pesquisas sobre determinada área em um recorte de tempo, buscando traçar os caminhos da pesquisa frente a um tema. As análises foram feitas a partir de autores como Soares (2020), Nascimento (2013), Bordignon e Paim (2015), entre outros. A partir dos resultados foi possível perceber que o Analfabetismo Funcional transpassa somente o social, mas atinge e está presente nas escolas, nas políticas públicas de educação, no ensino de jovens e adultos e nas concepções e métodos de alfabetização e letramento; deste modo é necessário reforçar a importância de a sociedade em geral agir em prol da diminuição do Analfabetismo Funcional, colocando a leitura e escrita como pauta essencial em todas as etapas de ensino.
Palavras-chaves: Analfabetismo Funcional. Alfabetização. Letramento.