Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: a extensão universitária comprometida com a relação escola-universidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9613

Resumen

Neste artigo visamos socializar o processo e os resultados de duas ações de extensão vinculadas a projetos desenvolvidos no âmbito de uma universidade pública do estado do Paraná, Brasil. Trata-se dos cursos “Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensinofundamental: aspectos teóricos e práticos” e “Ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: aspectos teóricos e práticos”, desenvolvidos junto a professores dessa etapa da escolarização básica de uma rede municipal de educação do Estado doParaná, visando oferecer-lhes subsídios teórico-práticos e sugestões para o trabalho com tópicos de conteúdo dessas duas unidades curriculares na escola. Para tanto, fundamentamo-nos em importantes referenciais teóricos que discutem sobre a formação de professores, em especial a formação continuada, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente. Nesses cursos foram abordados os tópicos de conteúdos presentes no planejamento docente para as disciplinas de Matemática e Ciências dos anos iniciais e que os professores, em um levantamento sobre suas necessidades formativas, revelaram ter maior dificuldade. Ao longo desses cursos, observamos mudanças na aprendizagem dos professores, os quais indicaram compreender a importância da apropriação do conhecimento específico e de sua articulação com os saberes pedagógicos para o ensino de Matemática e de Ciências no ensino fundamental.

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Biografía del autor/a

Natália Neves Macedo Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Campo Mourão. Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da UTFPR. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do grupo de estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas da UTFPR.

Cesar Vanderlei Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Campo Mourão. Docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do grupo de estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas da UTFPR.

Publicado

2024-12-18