O Uso das Tecnologias Digitais na Prática Docente do Ensino de Ciências: Fundamentação Teórica e Relato de Experiência com o Mentimeter
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9359Resumen
Resumo: O presente artigo objetiva refletir sobre a utilização das tecnologias digitais como estratégias didático-metodológicas no ensino de Ciências, apoiando-se em fundamentação teórica e na experiência prática desenvolvida na disciplina “Tecnologia em materiais didáticos para o Ensino de Ciências”, integrante do curso de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM). São discutidos os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na transformação das práticas pedagógicas, com ênfase na potencialidade dessas ferramentas para promover processos de ensino-aprendizagem mais dinâmicos, interativos e colaborativos. O relato de experiência focaliza o uso do aplicativo Mentimeter como recurso pedagógico, destacando sua funcionalidade para elaboração de atividades que estimulam a participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento da autonomia, o engajamento e a construção coletiva do conhecimento. As reflexões finais evidenciam os desafios e as possibilidades inerentes à integração das TICs no contexto escolar, enfatizando a importância da formação continuada dos docentes e da adoção de práticas inovadoras para a efetiva inclusão digital e para a promoção de uma educação científica contextualizada e significativa.
Palavras-chave: Tecnologias digitais; Ensino de Ciências; Estratégias didático, Inclusão digital; Mentimeter.