A participação da famí­lia no ensino e na aprendizagem da Matemática Escolar

Autores/as

  • Débora de Lima Velho Junges Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.1.925

Resumen

O artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação que procurou analisar como são descritos pelas famí­lias vinculadas a uma escola localizada em Novo Hamburgo (RS) a sua relação com a escola e com as aprendizagens dos seus filhos no contexto da Educação Matemática. E, ainda, de que forma as famí­lias procuram auxiliar seus filhos quanto aos deveres de casa de matemática. O material de pesquisa consiste em entrevistas realizadas com sete famí­lias e com a professora titular da classe. As ferramentas teóricas estão em conformidade com o eixo temático relação famí­lia-escola e sua articulação com os estudosem Educação Matemática. Comoresultado da pesquisa, foi possí­vel perceber que as famí­lias procuravam reproduzir em casa uma postura participativa diante do processo de ensino e de aprendizagem de seus filhos por considerarem que a participação parental nos assuntos relacionados à escola é um elemento importante para o desempenho escolar e descreveram o dever de casa como principal estratégia para essa relação. Além disso, se identificaram semelhanças de famí­lia entre os jogos de linguagem matemáticos praticados pela forma de vida escolar e aqueles praticados pelas famí­lias quando auxiliavam seus filhos nos deveres de casa de matemática.

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Publicado

2017-03-30