Pedagogia da alternância e a formação docente para educação no/do campo
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8513Resumen
O presente estudo pretende mostrar como a Pedagogia da Alternância contribui para a formação docente e como fomenta a atuação deste profissional na educação no campo. A metodologia usada para tal objetivo foi a revisão integrativa da literatura e a abordagem qualitativa da leitura de oito artigos públicados entre 2019-2023. Os fundamentos teóricos foram baseados nas ideias e escritos de em Paulo Freire (2001), Roseli Salete Caldart (2008, 2011, 2012), Jean-Claude Gimonet (2007), Mônica Castagna Molina (2017, 2011), Miguel Arroyo (2011), dentre outros autores que colaboram para o aprofundamento do tema na atualidade. Os resultados apontaram que a Pedagogia da Alternância é uma prática de ensino emancipatória e um tema que vem ganhando destaque ao longo do tempo, pois possibilita que o conhecimento seja contextualizado e aplicado forma dialógica com a vivência coletiva. O que exige o estabelecimento de um novo perfil de educação, sendo a formação docente um componente essencial para a atuação deles na educação do/no campo.