Trabalho docente: um reflexo da pandemia de covid-19 na (des)valorização da profissão
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.8340Resumen
Resumo: A presente pesquisa investigou as condições das atividades docentes das acadêmicas do 4º ano de Pedagogia, da Unespar - Campus de União da Vitória - PR. Escolheu-se como público-alvo a turma de graduação da qual fazemos parte, uma vez que vivenciamos as agruras das aulas on-line, e fomos afastadas da Universidade em virtude da covid-19. Apresenta-se como objetivo geral: identificar o universo do trabalho das professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais, através das acadêmicas do curso de Pedagogia diante da demanda de tarefas, vivenciadas no período de pandemia. Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de discutir como se constitui o universo que compõe o cenário das tarefas que emergem no cotidiano escolar destas realidades. Para compor os subsídios teóricos, foram examinados alguns trabalhos dos seguintes autores: Codo (2005), Libâneo (2008) e Freire (1996), entre outros. A construção dos dados foi realizada a partir da aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, com 26 acadêmicas. Diante desta composição foi possível apreender as atividades que compõem as condições das professoras, centralmente com questões voltadas ao ensino, ao tempo de aprender e de ensinar, e as mediações que acontecem na atuação das professoras junto aos alunos. Os dados da pesquisa remetem a um olhar em que se configuram várias articulações, sejam de ordem afetiva, cognitiva ou social, que ora auxiliam, ora interferem no processo de ensino-aprendizagem. Percebeu-se ainda, com relação às condições pedagógicas, que é extremamente relevante para as professoras a valorização do seu trabalho, seja por parte da família, por parte dos governantes ou dos próprios alunos.
Palavras-chave: valorização, educação, pandemia.