O uso de laboratório virtual no ensino de Ciências da Natureza diante da conjuntura da covid-19: uma pesquisa bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8283Resumen
Diante da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2, muitas mudanças aconteceram em vários âmbitos, dentre elas as adaptações no campo educacional. Na vivência da pandemia da COVID-19, houve a impossibilidade da continuação do ensino presencial, restando apenas o ensino remoto emergencial como suporte e manutenção da educação, já que os órgãos de vigilância sanitária e de saúde indicaram que o distanciamento social funciona como uma alternativa de controle para barrar a disseminação do SARS-CoV-2. Nesse cenário, o presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento do uso dos laboratórios virtuais no ensino das Ciências da Natureza diante da conjuntura da COVID-19. Para a confecção deste estudo, foram realizadas buscas nas plataformas acadêmicas digitais Scielo, Scopus, Web of Science, Science Direct e Google Scholar utilizando palavras descritoras previamente definidas. Todas as buscas ocorreram na Língua Inglesa, com o intuito de assegurar o encontro do maior número possível de estudos. Feitas as análises pedagógicas, ficou evidente que o uso dos laboratórios virtuais no campo das Ciências da Natureza teve resultados positivos, pois oportunizaram que os alunos se mantivessem ativos e encorajados no novo modelo de ensino emergencial. Ademais, o docente também pôde perceber a necessidade de se atualizar com o uso das tecnologias de informações. Sendo assim, a análise pedagógica do presente estudo mostra que as chamadas soluções digitais funcionam de modo favorável e como alternativas eficientes que dão acesso à educação durante a pandemia da COVID-19.