Educação de surdos: glossários de sinais-termo em Libras e a formação de professores bilíngues
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8202Resumen
O presente ensaio objetiva contextualizar algumas considerações sobre a construção de glossários de sinais-termos em Libras para a Educação Bilíngue de Surdos. Relacionamos as categorias ‘cultura’, ‘identidade’, ‘inclusão’, ‘acessibilidade’, ‘formação de professores’, ‘educação de surdos’ e ‘bilinguismo’, para indicar a configuração de novas oportunidades para o (re)conhecimento linguístico e identitário da comunidade surda. Esse reconhecimento foi potencializado pela Educação Bilíngue, sobretudo, a partir da publicação da Lei nº 14.191/2021. Indicamos as contribuições de autores como: Albres e Neves (2012), Oliveira (2015), Felten (2016), D’Azevedo (2019), Friedrich (2019), dentre outros. Dialogamos sobre a seguinte questão: quais os benefícios da construção de glossários em Libras para a Educação de Surdos e a formação de professores bilíngues? Nossa hipótese é a de que a construção de glossários de termos em Libras-língua portuguesa potencializa a formação de estudantes surdos, tradutores e intérpretes de Libras e professores bilíngues. A partir dos aspectos debatidos, indicamos que as legislações que abarcam o reconhecimento da surdez, sob o ponto de vista cultural e orientam a Educação de Surdos em nosso país, têm orientado a construção de políticas linguísticas atreladas ao bilinguismo, repercutindo na formação de professores e na expansão da língua em um cenário pluricultural.