Relato de experiência: intervenção educativa sobre biossegurança para profissionais de limpeza e higienização hospitalar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8170

Resumen

Trata-se de relato de experiência sobre o planejamento e realização de qualificação profissional sobre biossegurança para profissionais de limpeza e higienização hospitalar sobre intervenção educativa desenvolvida de dezembro de 2022 a abril de 2023 com profissionais da limpeza e higienização de um Hospital de Grande Porte no Estado do Tocantins, no município de Palmas. As atividades educativas foram realizadas no formato de oficinas. As atividades de educação permanente sobre biossegurança para profissionais de limpeza e higienização hospitalar foram realizadas considerando o conhecimento prévio dos participantes e suas necessidades de aprendizagem a partir do processo de trabalho. Nesse sentido, as ferramentas aplicadas nas oficinas e dinâmicas, destacou a significância da aprendizagem multimodal e propôs uma nova visão para os profissionais, haja vista que as técnicas de higienização na prática cotidiana necessitavam de mudança para que a exposição pessoal e ambiental aos agentes biológicos fosse mitigada. Concluímos que as atividades educativas realizadas com os profissionais são de suma importância para a interação entre ensino e serviço. Elas aprimoram o processo de mudança nos profissionais de saúde, modificando o modelo de atenção e as práticas profissionais. Isso resulta em melhorias na qualidade e na oferta de ações, treinamentos e conhecimentos nos serviços de saúde, contribuindo, assim, para a formação dos profissionais de limpeza e higienização hospitalares. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tobias Saraiva dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando no Programa de Pós Graduação Mestrado Ensino Ciências e Saúde na Universidade Federal do Tocantins (2023/2). Graduado em Enfermagem pela Faculdade Católica de Quixadá ? FCRS (2009-2013). Graduado em Pedagogia pela Faculdade Kurios. Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva - Faculdades Integradas de Cruzeiro (FIC). Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência - FIC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino em Saúde na Amazônia Legal (GEPESAL/UFT). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (GEPESCol/UFT).Atualmente desempenha a função de Enfermeiro em Unidade de Saúde do município de Palmas - TO.

Isadora Haissa Marques Cavalcante, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Graduação no Curso de Medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos, campus Porto Nacional.

Maria Eduarda Brito Gonçalves, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Graduação no curso de Medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos, campus Porto Nacional.

Ana Cecília Lopes Profiro, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Graduação no curso de Medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos, campus Porto Nacional.

Axel Rocha de Alencar da Costa, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Graduação no curso de Medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos, campus Porto Nacional.

Maria Alice Santos Lobo, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda de Enfermagem na Universidade Federal do Tocantins

Mirian Cristina dos Santos Almeida, Universidade Federal do Tocantins

rofessora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Programa de Pós Graduação em Ensino e Ciências em Saúde da UFT (PPGECS-UFT) e Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Plano Integrado de Residências em Saúde, da Fundação Escola de Saúde Pública (FESP) de Palmas-TO, em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem (2017) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP); Mestre em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (UnG) (2013). Possui Especialização em Cuidado Pré-Natal pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2015), Especialização em Saúde da Família pela UNIFESP (2008), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) (2008) e Especialização em Terapia Intensiva pela Universidade de Taubaté (UNITAU) (2001); Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Educação da USP (1998); Graduação em Enfermagem e Obstetricia pela EE-USP (1998). Coordenadora dos Projetos de Extensão Universitária Imuniza Escola e Sexualidade Responsável. Consultora ad hoc de revistas de Enfermagem e da área da Saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva GEPESCol-UFT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino em Saúde na Amazônia Legal - GEPESAL-UFT e Membro do Grupo de Pesquisa "Estudos sobre a saúde do trabalhador de enfermagem" da EE-USP. Tem experiência na assistência na atenção primária e secundária e; na área de ensino e pesquisa em Enfermagem, nos seguintes temas: Saúde do Trabalhador da Saúde, Educação Permanente em Saúde, Saúde Coletiva com ênfase em Imunização e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Publicado

2024-08-20