O uso da rede social whatsapp® como ferramenta de educação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8067Resumen
Buscou-se avaliar a contribuição do uso de uma rede social como ferramenta de educação para a prevenção de agravos e promoção da saúde. Pesquisa de abordagem qualitativa, norteada pelo método netnográfico que teve como público-alvo, 21 estudantes do oitavo ano de uma escola privada de um município da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre do ano de 2019 e ocorreu em três momentos distintos, utilizando-se a ferramenta Google Forms e o aplicativo WhatsApp®. O estudo respeitou os preceitos da pesquisa em seres humanos. Dos participantes, 81% nunca havia participado de uma atividade de educação em saúde. A temática de maior interesse dos adolescentes foi Infecções Sexualmente Transmissíveis As atividades de educação em saúde foram bem recebidas pelos estudantes, que foram participativos. A maioria relatou que a atividade foi importante para a sua aprendizagem e mais da metade afirmaram que buscariam o profissional enfermeiro para consultas e orientações, após esta atividade. Pode-se inferir que o WhatsApp pode ser utilizado pelos enfermeiros como uma ferramenta para aproximar adolescentes às atividades de educação em saúde.