Estudo da relação nas Pesquisas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, livro didático de projetos integradores de ciências e documentos curriculares com foco na educação ambiental

Autores/as

  • Elisângela Chitolina Beyer Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7966

Resumen

A importância da Educação Ambiental (EA) diz respeito à qualidade de vida no planeta, consistindo na necessária mudança de atitudes da espécie humana no meio ambiente. Além disso, a EA tem papel importante e decisivo no debate das posições e formas de participação dos cidadãos. Nesse sentido, esta pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, teve por objetivo investigar as pesquisas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), os Livros Didáticos (LD) de Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e os documentos curriculares oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio (RCGEM), buscando apresentar a inter-relação entre eles, com foco na EA. Nas pesquisas do IBICT, constatamos o predomínio da concepção Conservacionista de EA, e também que as pesquisas que abordam o LD apontam para a falta de temáticas ambientais. Já o estudo dos LD de Projetos Integradores apontou que estes apresentam projetos relacionados à EA, sendo um importante material didático para trabalhar a temática na perspectiva crítica, constituindo-se, assim, como um recurso para suprir a carência da EA nos documentos curriculares oficiais. No caso da BNCC, por exemplo, a EA é citada de forma transversal, uma única vez, se apresentando, portanto, de forma apagada nesse documento.

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Publicado

2023-12-20