A comunidade de investigação como educação democrática para Matthew Lipman
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7853Resumen
Esta pesquisa se propõe a analisar o conceito de Comunidade de Investigação na perspectiva de Matthew Lipman. As experiências realizadas, em sala de aula, evidenciaram que a prática pedagógica segue o paradigma tradicional de transmissão de conteúdo de forma fragmentada. A ausência da experiência de Comunidade de Investigação, na escola e na esfera social e política do país, justifica a necessidade de pesquisar esta temática. A Comunidade de Investigação tem sido objeto de estudo de Matthew Lipman, que a concebe como uma prática de diálogo filosófico que problematiza a experiência do aluno e aprimora o pensar crítico, criativo e cuidadoso como condição para a formação democrática. Para aprofundar as concepções de Lipman e refletir sobre suas contribuições para repensar a educação neste contexto, a pesquisa pauta a seguinte questão: o que é a Comunidade de Investigação na perspectiva de Lipman? Como metodologia foi empregada a pesquisa de revisão bibliográfica a partir das principais obras de Lipman, seus colabores e pesquisadores desta temática. O trabalho tem como objetivo analisar a concepção de comunidade para compreender sua importância para o desenvolvimento de uma educação democrática na perspectiva de Lipman. Como resultado, o trabalho aponta para o potencial da Comunidade de Investigação filosófica para uma formação humana crítica, problematizadora, criativa, dialógica e democrática. Dessa forma, a Comunidade de Investigação filosófica pode transformar a prática tradicional conteudista, bem como preparar os estudantes para o enfrentamento das práticas autoritárias, fascistas e preconceituosas na sociedade.