Covid-19 e educação básica: como a pandemia afetou a forma e a qualidade do ensino no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7836Resumen
A declaração da pandemia da Covid-19 em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde e a crise sanitária que acometeu o mundo afetou não somente a saúde como também a educação, que, no Brasil, inicialmente passou por um período de pausa e após foi retomada de forma remota. Diante deste contexto, neste estudo são analisados aspectos relacionados com as condições de estudos de estudantes da educação básica durante a pandemia da Covid-19, com destaque para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e o processo ensino-aprendizagem que vem ocorrendo com a experiência de ensino remoto. Caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva, foi desenvolvido seguindo abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, constituída de livros, artigos de periódicos e com materiais disponibilizados na Internet com incidência em obras de autores que pesquisam sobre a temática. Na sua organização consta o percurso metodológico, na sequência são discorridas as seguintes categorias de análise: “estamos preparados para utilizar as TDICs?” e “o que aprendemos com a experiência de educação remota?”. Por fim, são apresentadas as considerações finais. Os resultados indicam, entre outras constatações, que as medidas de contenção da citada pandemia culminaram em acentuadas mudanças na rotina da população de modo geral e nela, dos estudantes e professores da educação básica.