Reflexões sobre as competências pedagógicas do docente universitário
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7817Resumen
A formação do professor universitário é uma preocupação cada vez mais presente no ambiente acadêmico. O desenvolvimento adequado desses profissionais reflete na qualidade do ensino das instituições de ensino superior e nos diversos processos educativos presentes no cotidiano do docente, como organização curricular, planejamento pedagógico da disciplina, utilização de
metodologias de ensino, relação professor-aluno, integração de disciplinas, concepções acerca da avaliação, dentre outros. À vista disso, entende-se que a evolução de diversas competências é necessária a formação integral destes profissionais. Logo, as competências pedagógicas também fazem parte do percurso formativo do professor universitário e são imprescindíveis para atuação dos profissionais que atuarão no ensino superior, pois a partir desse conhecimento, espera-se que o docente seja capaz de refletir em torno da sua prática e compreender aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação que o futuro docente universitário vem recebendo nos programas de pós-graduação, assim como
discutir a importância dessa formação e do desenvolvimento das competências pedagógicas para o exercício docente. Para realização deste trabalho, foram utilizados como suporte teórico os autores Zabalza (2004), Masetto (2015), Cunha (2010), entre outros. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com base em pesquisas bibliográficas. Sendo assim, entende-se que a docência universitária é uma profissão complexa que requer formação inicial adequada, bem como formação continuada, pois ser professor requer uma construção e reconstrução de saberes constantes. Ademais, a aquisição das competências específicas próprias da docência está diretamente relacionada à sua prática e seu compromisso com a profissão. Portanto, é importante levantar discussões a respeito das competências necessárias para a formação do professor universitário, visto que, a atuação como docente em todos os níveis tem se tornado um desafio, no ensino superior não é diferente.