Reflexões sobre as competências pedagógicas do docente universitário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7817

Resumen

A formação do professor universitário é uma preocupação cada vez mais presente no ambiente acadêmico. O desenvolvimento adequado desses profissionais reflete na qualidade do ensino das instituições de ensino superior e nos diversos processos educativos presentes no cotidiano do docente, como organização curricular, planejamento pedagógico da disciplina, utilização de
metodologias de ensino, relação professor-aluno, integração de disciplinas, concepções acerca da avaliação, dentre outros. À vista disso, entende-se que a evolução de diversas competências é necessária a formação integral destes profissionais. Logo, as competências pedagógicas também fazem parte do percurso formativo do professor universitário e são imprescindíveis para atuação dos profissionais que atuarão no ensino superior, pois a partir desse conhecimento, espera-se que o docente seja capaz de refletir em torno da sua prática e compreender aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação que o futuro docente universitário vem recebendo nos programas de pós-graduação, assim como
discutir a importância dessa formação e do desenvolvimento das competências pedagógicas para o exercício docente. Para realização deste trabalho, foram utilizados como suporte teórico os autores Zabalza (2004), Masetto (2015), Cunha (2010), entre outros. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com base em pesquisas bibliográficas. Sendo assim, entende-se que a docência universitária é uma profissão complexa que requer formação inicial adequada, bem como formação continuada, pois ser professor requer uma construção e reconstrução de saberes constantes. Ademais, a aquisição das competências específicas próprias da docência está diretamente relacionada à sua prática e seu compromisso com a profissão. Portanto, é importante levantar discussões a respeito das competências necessárias para a formação do professor universitário, visto que, a atuação como docente em todos os níveis tem se tornado um desafio, no ensino superior não é diferente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Lopes Barbosa Siqueira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestranda em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Ana Paula Jardim Curty de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Pesquisadora de Iniciação Científica - UENF.

Bianka Pires André, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (UB). Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) no Laboratório de Estudo da Educação e Linguagem (LEEL/CCH), atuando como professora e coordenadora da disciplina de Didática no Curso de Pedagogia, professora do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF).

Publicado

2024-08-20